[Receita prática] Boina em lã corriedale

Irene, uma leitora do blog gostou da boina que estou usando numa das fotos que postei e pediu-me a receita. Então conto a historinha. Aqui onde moro não uso boina nem toucas. No máximo, enrolamos o cachecol na cabeça quando o vento está um pouquinho mais de

frio. Eu não conhecia o RIo Grande do Sul e claro, não conheço esse  frio que faz as pessoas usarem aquelas coisas lindas de lã.

Então, antes da viagem, segui o conselho do marido, de que seria bom  levar uma touca para esquentar a cabeça. Apesar da correria de organização de mala etc fiz essa boina rapidinha com um pouco da lã corriedale Fiolã que usei pra fazer um colete. Não tem segredo,  é uma boina comum que tem várias versões na internet.  Essa eu fiz com nove seções, queria algo bem solto.

Receita:

90 gramas de lã corriedale Fiolã na cor azul jeans

agulhas retas de tricô 9mm

Coloque 9 pontos na agulha. Atenção que o aumento utilizado nesse modelo não cria furinhos, apenas acrescenta um ponto, veja ilustração no vídeo no final do post.

Carr.01: 1 meia, 1 aumento , 1 meia, 1 aumento até o final (total 17 pontos)

Carr. 02 e todas as carreiras pares: toda em tricô

Carr. 03: 2 meias, 1 aumento, 2 meias, 1 aumento (repetir até o final da carreira)

Carr. 5: 3 meias, 1 aumento, 3 meias, 1 aumento (repetir até o final da carreira)

Carr. 7: 4 meias, 1 aumento, 4 meias, 1 aumento (repetir até o final da carreira)

Continue a sequência de aumentos em cada carreira do lado direito:  na próxima 5 meias, 1 aumento etc até atingir o comprimento desejado.

A minha foi até doze e depois tricotei 1 meia torcido, dois pontos juntos em tricô para formar a barra 1/1.  Atenção: como estamos tricotando em agulhas retas, com frente e verso, para manter o desenho do meia torcido no direito é  necessário tricotar o ponto tricô da carreira do avesso pegando pelo laço de trás (purl back loop). Veja o vídeo abaixo para o meia e o tricô torcido.

Então tricote em ponto de barra até atingir o tamanho desejado. A minha tem sete carreiras, e lembre-se que para arrematar mantendo a elasticidade, o ideal é usar uma agulha 1 mm maior. Depois é só costurar começando pela barra, com cuidado para que a junção fique invisível.

Uma outra opção é fazer na agulha de pontas duplas, aí trabalhamos só pelo direito e na barra apenas 1 meia torcido e 1 tricô.

Irene, quando fizer a sua envie-nos um foto pra vermos como ficou.

Bom  tricô!

Boina em lã corriedale Fiolã

Vídeos:

Aumento (Make 1  M1)

http://www.youtube.com/watch?v=IlPQBhZ31B4

Tricô pelo laço de trás [purl back loop (pbl ) ou purl through the back loop (ptbl] para formar o meia torcido no direito

http://www.youtube.com/watch?v=VPh84pLRmcw

Meia torcido [knit throug the back loop (ktbl]

http://www.youtube.com/watch?v=D1KiHViK160

About these ads

13 opiniões sobre “[Receita prática] Boina em lã corriedale

  1. Lindíssima boina, Edna! Engraçado, onde eu moro só esfria nos meses de junho e julho. Nessas raras ocasiões aproveito todas as oportunidades para usar os gorros que tricoto. Acho lindo, “fecha” o visual de inverno.

    Obrigada pela receita!

    Beijocas,
    Valéria Garcia

  2. Ola Edna essa receita será que daria pra fazer sem costura, ou seja utilizando a agulha circular e terminanando com o laço magico, pq nao sei utilizar as agulhas de duas pontas????? beijos katia