Quem tem medo de Elizabeth Zimmermann?

Se você faz tricô e não conhece Elizabeth Zimmermann certamente ainda não entrou na era moderna do tricô. Tenho uma amiga que fazia, segundo ela, “apenas coisinhas básicas no tricô”.  Fizemos juntas um Baby Surprise Jacket (BSJ) e o sapatinho (Bottees) do The Opinionated Knitter. Tempo depois ela me mostrou um poncho lindo, sem costura, feito a partir da mesma lógica do BSJ. Enfim, o tricô de EZ estimula a criação de novas peças.

Em vários comentários que tenho lido, as receitas de Elizabeth Zimmermann são consideradas, senão dificeis, pelo menos obscuras. O que vc acha? Claro que elas exigem, do leitor brasileiro, algum esforço, como tudo no tricô. Primeiro elas estão em inglês e EZ tem uma estética própria, uma forma de comunicar-se diante da qual o leitor tem que dialogar com as receitas, pensar, olhar, comparar e não apenas reproduzir.

Ao fazer meu primeiro BSJ, tentei usar a receita como instrução. Não compreendia algumas passagens. O que fiz? Li as versões que escreveu em Opinionated Knitter e Knitting Workshop. Nestas, assim como no Tomten Jacket, ela mudou a explicação. (Quem vai aventurar no BSJ pela primeira vez, poderia seguir o Knitting Workshop. )

Estou lendo o Knitting Around, um livro autobiográfico com desenhos e receitas. Quando terminar…..

Anúncios

Uma opinião sobre “Quem tem medo de Elizabeth Zimmermann?

  1. Nossa, incrível como descreveu as receitas da EZ, ao fazer o Saddle Shoulder tive que realmente “dialogar” com a receita e tentar entender a explicação nas suas duas versões, tanto no Whitout Tears quanto no Knitting Workshop para chegar ao final! …que bom que apareceu no meu blog e obrigado pelo elogio e comentário!
    Bjo no coração, Leo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s