Modular Tomten Jacket ou casaco do gnomo de EZ

O Tomten Jacket é uma das famosas receitas de Elizabeth Zimmermann. Esta receita, como toda o obra de Zimermann é protegida por direitos autorais, por isso não encontramos a receita em nenhum site. Vamos aos livros de EZ, que são fascinantes.
O interessante nesta peça é que a manga na verdade começa na metade do ombro, de modo que a parte que fica debaixo do braço não terá emenda, o que a torna muito confortável. Embora tricotado com agulhas retas, as tradicionais, fica praticamente sem costura. Temos que costurar apenas as mangas, mas como é feito em cordões de tricô, seguindo a orientação de EZ de tirar sempre o primeito ponto sem fazer, o acabamento para a costura fica impecável. Começamos com todos os pontos e depois dividimos, retomando ao final quando começamos o gorro. Para quem está acostumado a fazer frente, costas, o que muda é que começamos com todos o pontos e depois vamos trabalhando cada parte. Esse casaco modular é tricotado todo em ponto meia para formar os cordões de tricô. Dessa forma as diminuções ficam praticamente invisíveis. Por que modular? A receita sugere comecar com 112 pontos, foi o que fiz, e podemos aumentar ou diminuir, mas sempre com um número de pontos divisível por oito.
Sendo feita toda em cordão de tricô (garter stitch) o casaco, segundo EZ vai esticar junto com a criança. Podemos inclusive aumentar a manga sem problemas, desmanchando o I-cord (corda idiota ou corda tricotada) tricotado no final da manga e em volta de todo o casaco. Pode ser feito com ou sem o gorro, fica lindo nas duas versões.
A receita que foi originalmente publicada em 1961 está no livro The Opinionated Knitter, p. 42-43 e uma outra versão pode ser encontrada no Knitting Without Tears (livro de 1971), nas páginas p.87-91. Nesta última as indicações são diferentes, usei ambas mas me orientei principalmente pela versão mais recente.
Por que Tomten? O nome que Zimmermann deu ao casaco refere-se ao popular personagem do folclore nórdico, o Tomten, um gnomo que no Natal, em pleno inverno, cuida das crianças e da casa enquanto todos estão dormindo e que não tem casaco. O poema foi escrito em 1881 por Viktor Rydberg, e em 1960 foi ilustrado por Harald Wiberg numa versão para crianças escrita em prosa por Astrid Lidgren. Podemos conhecer esse simpático gnomo num vídeo do You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=832EH7HE1bw).
Essa é uma receita muito versátil, que pode ser alterada na composição de cores e no tamanho adulto ou infantil.

Anúncios

5 opiniões sobre “Modular Tomten Jacket ou casaco do gnomo de EZ

  1. Olá……Adorei essa blusa!!! quero a receita!!! pois gosto muito de blusa com touca para criança…principalmente meu filho que não gosta de gorro.
    Como posso te-la???

    Abs
    Mary (marytrico@gmail.com)

  2. Fiquei encantadíssima com esta nova técnica.Nunca tinha feito uma peça como esta. Vou me aventurar!! Você poderia me enviar a receita? Tentarei primeiramente com uma versão para cça, depois, vou tentar fazer um p/ meus filhos adolescentes. Esta receita simplesmente, é maravilhosa! Espero conseguir, pois tenho habilidade somente em tricô convencional e em tear de pregos,neste,faço cada blusa linda…. Uma pergunta “idiota” será que dá prá fazer esta receita na máquina, que faz tricô circular, “Addi Express Professional king size”, vi neste site:http://www.bazarhorizonte.com.br/octopus/?sid=56&mi=DTL&cg=14275?? Obrigada pela sua atenção. :Beijos, Maetê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s