Fair isle: Tricô colorido com agulhas circulares

Um das técnicas mais criativas e tradicionais do tricô é o fair isle que permite a criação de peças multicoloridas. O nome vem de uma ilha no norte da Escócia, Fair Isle, parte das ilhas Shetland.
Para um bom acabamento sugere-se trabalhar apenas com duas cores por carreira, para não comprometer a leveza do trabalho, já que o fair isle cria uma trama de fios no avesso. Com essa técnica podemos compor peças listradas, inserir motivos na listra ou na peça, combinar cores e desenhos que dão um toque de singularidade ao tricô. Para isso basta selecionar as cores e, a partir de fios comuns, desenhar um visual único para a peça.
Existem outras técnicas pra o tricô colorido como a intarsia ou o mosaico, que podemos explorar em outro post.
Uma idéia é garimpar nos sebos: a partir dos gráficos de revistas antigas podemos repaginar modelos e aplicar o desenho num novo projeto. No site Knitting Pattern Central há muitas receitas com fair isle. Nas páginas 129 à 134 do livro 1300 pontos, várias receitas de pontos para o tricô colorido (na lista de links ao lado)
Essa seleção de vídeos revela como trabalhar com o fair isle no tricô circular. Não se intimidem com o inglês, as imagens do passo a passo são suficientes para aprendermos muito. Uma dica preciosa é como ajustar a passagem de uma cor para outra, para um trabalho perfeito!
Bom tricô!!!

Anúncios

Uma opinião sobre “Fair isle: Tricô colorido com agulhas circulares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s