Fios artesanais da Fiolã: lã Merino e Corriedale

Na opinião de Elizabeth Zimmermann o melhor material para tricotar é a lã natural, e  explica os motivos: a lã é quente, bonita e durável e pode ser fina como uma teia de aranha ou resistente e forte como uma corda. No seu livro Knitting Without Tears, EZ nos convence a torcer o nariz para as fibras sintéticas!

Como temos discutido aqui no blog na nossa campanha para divulgação da produção artesanal de lã, os fios sintéticos dominam o mercado brasileiro e a preferência de muitas tricoteiras. Será que vai continuar assim? Não, quem quer tricotar com lã natural, com fios orgânicos e cores lindas, já pode encontrar produtos diferenciados aqui mesmo no Brasil. Cada vez mais surgem fios e lojas virtuais dos produtores artesanais que certamente terão presença cada vez mais forte no campo de opções das tricoteiras brasileiras.

Não tenho dúvida de que será assim com os fios de lã Merino  e Corriedale criados pela FIOLÃ Isso mesmo lã  de ovelhas Merino e Corriedale  numa cartela de cores variada, com lã natural branca, marrom e cinza , com tingimento natural com produtos como carqueja, folhas de eucalipto, casca de cebola, entre outros e tingimento tradicional; em três espessuras, um fio fino indicado para tricô, um fio médio utilizado no tricô, crochê, tear, cabelinhos de bonecas e cabelinhos de bonecas country e  um fio grosso para tricô de dedos e barba de papai-noel. Os fios Merino em novelo de 100 gramas e Corriedale  em meadas de 200 gramas podem ser trabalhados no crochê com agulhas 4 a 6 e no tricô com agulhas de 6 a 8mm.

A Fiolã, Fios Artesanais EF Ltda, foi criada em 2010 por Ellen Zwick Ely e Fábio Saldanha Ely, uma família que mora em Taquara, no interior do Rio Grande do Sul,  e que se dedica à produção artesanal de fios de lã ovina desde 2005. Segundo Ellen, no começo o aumento da produção de ovinos e a dificuldade na comercialização da lã “in natura” estimularam a busca por técnicas de beneficiamento da lã produzida na propriedade, e transformou-se numa atividade prazerosa e geradora de renda para a pequena propriedade e a paixão de Ellen.  Desde 2008, com outros parceiros, mantém um espaço de arte em Sapiranga onde expõe fios e peças produzidas com lã, além de cursos permanentes de fiação e tecelagem.

A produção de lã crua natural, 100 % lã de ovina, é realizada em roca manual, totalmente artesanal, e    comercializada em todos os estágios do processamento: a lã suja, produto para quem quer fazer todo o processo de beneficiamento da lã; a lã crua lavada, própria para enchimento de bonecos, almofadas, utilizada nas escolas de Pedagogia Waldorf, e a lã cardada ou penteada para patchwork, feltragem e utilizada em barbas de Papai Noel.

Os produtos  já estão disponíveis em cidades de vários Estados, como Rio Grande do Sul (Sapitanga, Bento Gonçalves, Campo Bom, Encantado, Lageado, Porto Alegre, Santa Rosa, Igrejinha, Gravataí, Santa Cruz do Sul e Santo Antonio da Patrulha),  Santa Catarina (Lages, Palhoça,São José) Paraná (Curitiba) , Rio de Janeiro (Nova Friburgo) , Distrito Federal, São Paulo (SP, Campinas, São Bernardo do Campo). E na Loja Fiolã , virtual e direto do produtor para o consumidor brasileiro e de outros países, pois a Fiolã já exporta através do Brazil Web Trade do Banco do Brasil.

Você prefere tingir fios em cores personalizadas ou quer aprender a fiar? Além dos produtos de lã, a Fiolã desenvolve um trabalho muitíssimo importante para o desenvolvimento da fiação artesanal: cursos de fiação e tingimento nas modalidades presencial e online. O curso ensina os passos da fiação, como lavar, cardar e fiar a lã de ovelha, o tingimento com cores naturais, tecelagem básica no tear de pregos e tear de pente liço. Também participam do Projeto Tecendo Saberes, em parceria com a ONG Sementes da Vida, Prefeitura Municipal de Sapiranga e Governo do Estado, qualificando mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando à elas uma condição de desenvolvimento pessoal e geração de renda.

Enfim, destacamos a relevância desse trabalho do ponto de vista cultural, pelo incentivo ao desenvolvimento das técnicas de tecelagem artesanal, formação de artesãos e do ponto vista social e humanístico, por seu envolvimento com projetos de afirmação da cidadania. Essa união entre comércio, cultura e ações sociais reserva para o trabalho de Ellen e Fábio um lugar especial!

Lã Penteada

Lã Corriedale

Lã Merino

Lã Merino

Anúncios

21 opiniões sobre “Fios artesanais da Fiolã: lã Merino e Corriedale

    • Prezadas Sras. É possível tecer lã de cachorro poodle? Minha filha quer fios produzidos a partir da tosa do cachorro de estimação, para fazer manta ou algo parecido. Existe alguém que faça isso em São Paulo? Se souberem de algo, agradeço muito pelas sugestões. Meu contato é jrtalamo@yahoo.com.br.
      att
      Roberto

  1. Edna,
    Muito legal vc. divulgar os fios da Fiolã. São maravilhosos e a Ellen e o Fabio são pessoas da melhor qualidade no trato com as pessoas.
    Vida longa à Fiolã e parabéns pelo seu blog.
    Um grande abraço,
    Grace

  2. Olá Edna, gracas ao seu blog fiquei sabendo que agora no Brasil tb é possivel encontrar fios de lã natural. Apaixonei-me por lãs naturais depois que passei a morar na Europa e até agora era decepcionante explicar a outras pessoas que no Brasil era impossivel encontrar fios de qualidade, com excecao de fios de algodão. Assim que puder ir a Sao Paulo, vou procurar por produtos Fiolä e por favor, continue divulgando mais fabricantes de fios naturais. Muito obrigada.

    Um abraco,

    Claudia

  3. Que maravilha!
    Moro em Santo André – São Paulo, perto de São Bernardo do Campo, e vc. mencionou que em SBCampo tem os produtos da Fiolã, podería me enviar o endereço?
    Grande abraço,
    Cris

    • OLá Cristina,

      Esses são os estabelecimentos que tem produtos da Fiolã, no estado de SP.
      http://www.fiola.com.br/parceiros.htm
      Abraços,

      Maria Isabel Porazza Mendes
      Fone: (11) 9857-4842
      Blog: belporazza.blogspot.com
      São Paulo

      Andrea Caixeta Reimberg
      Email: andreaecr@terra.com.br
      Fone:(11) 7669-3436
      São Paulo

      Home & Patch Com. de Artesanatos LTDA
      Av. Dr. Romeu Tórtima, 315 – Jd. Santa Genebra II
      Campinas
      Fone: (19) 3249-0371

      Facyl Comércio de Panos e Bordados Ltda
      R. General Osorio, nº 3 Loja 1 – Centro
      São Bernardo do Campo
      Fone: (11) 4335-2499

  4. Que legal encontrar este seu post! Justo voltei de férias com 4 novelos de lã pura de ovelha, mas de ovelhas argentinas já que moro aqui. E não sabia com que agulha tricotar e vcs sanaram minhas dúvidas! Mto legal tb saber que existem estas maravilhas aí na nossa terrinha!
    Muchas gracias!
    Caroline

  5. Maravilhoso,aqui no cantinho do sul do Rio Grande , estou me dedicando a trabalhos com lã crua devido a facilidade de obter o produto por possuir criação de ovelha mirina,comessei a pouco mas pretendo continuar e sempre aprender mais.Parabens por esses trabalhos maravilhosos.

  6. GOSTO MUITO DE TECER COM LINHA CRUA(CONE) E COLORIDA(ANNE). ME ENCANTA TRABALHAR COM LÃ, PORÉM AQUI EM SALVADOR NÃO TENHO MUITAS OPÇÕES DE MARCAS UMA OU DUAS CONHECIDAS E BOAS, POIS AQUI RARAMENTE FAZ FRIO, AS VEZES TERMINO COMPRANDO DIRETAMENTE EM SÃO PAULO DE MARCAS DIFERENTES, FIQUEI INTERESSADA DE SABER ESSA LÃ DEPOIS DE PREPARADA É ANTIALÉRGICA? EXISTEM DE VÁRIAS TEXTURAS? COMO FAÇO P ADQUIRIR CARTELA DE MOSTRUÁRIO, DE REPENTE POSSO JUNTAR ALGUMAS ARTESÃS (ENSINO P/ COMUNIDADES CARENTES) E ADQUIRIR DIRETAMENTE DO FORNECEDOR PARA COMPRAR LÃ E LINHAS, E EXPERIMENTAR, AGRADEÇO SE ME ENVIAREM RESPOSTA PARA MEU E-MAIL.

  7. Olá. gostaria de saber se a FIOLÃ tem revendedores em São Bernardo do Campo. Preciso de novelos de lã penteada de varias cores e está difícil de achar.