Lãs e agulhas importadas: armarinhos, comércio virtual e unfair trade

Hoje levei um susto quando fui olhar os lançamentos de lãs 2011 nos armarinhos virtuais.

Acreditem, um novelo de Noro Silk Garden Sock  de 100 gramas está sendo vendido a 86,00 reais (e ainda sugerem que podemos dividir um novelo em 6×14,33) e o Silk Garden de 50 gramas por 54,oo reais.  Tudo bem que este é um fio especial, com lã, seda, nylon e mohair, mas esses preços são absurdos, expressão do que podemos chamar de “unfair trade“. Os comerciantes trabalham com margens de lucro, senão seu oficio não teria sentido, mas do ponto de vista do consumidor, a lógica é a da procura do melhor produto pelo menor preço.

O movimento do fair trade propõe que os consumidores  privilegiem os produtores dos países pobres, comprando seus produtores a preços que favoreçam a continuidade do seu trabalho e a sustentabilidade. Mas no caso do comércio virtual, os armarinhos importam produtos e revendem aqui de duas a três vezes mais caro. Claro que esses objetos e seu consumo são expressão da condição social e poder aquisitivo de seus consumidores, afinal quem nessa terra de tanta desigualdade e pobreza pode pagar quase um salário mínimo por um kit de agulhas de tricô?

A qualidade das agulhas e dos fios é inquestionável, mas sinceramente, como consumidora, acho que é um pouco demais!

No caso dos fio Noro, os mesmos fios na Webs,  http://www.yarn.com são vendidos  a preços bem menores, e é claro que não estão deixando de ter sua margem de lucro.  O fio Noro Silk Garden Sock custa US 19,99 (33,44 reais) e o Noro Silk Garden US 11,95 ( 11,99 reais), nas compras de mais de 60 dólares a Webs dá um desconto de 20%,  ou de 25% nas maiores de 120 dólares.  Mesmo se considerarmos o custo de envio e a possibilidade de ter que pagar taxas na alfândega, aliás o custo do frete aqui também tem que ser adicionado, a diferença ainda é muito grande.

O mesmo vale para as tão desejadas agulhas intercambiáveis Knit Pro. No eBay (www.ebay.com) nas lojas P2tog e Woolstack encontramos as agulhas e acessórios Knit Pro a preços surpreendentes e como são leves o custo de envio é igual ou até menor que um sedex nacional.

Os cabos das agulhas intercambiáveis custam 2,80 dólares (4,68 reais). As agulhas intercambiáveis de metal tamanho 3mm a 5.5 mm custam 5,36 dólares e as de madeira variam de US 6,60 , 8.70 a 11 dólares conforme a espessura.  Sem falar dos kits: o de madeira (KnitPro Wood Interchangeable Knit Needle Starter Set ) com 3 pares de agulhas de 4mm. 5mm e 6mm e cabos de 60,80 e 100cm custa US 28,70 (48,015 reais) e o kit com as agulhas de metal, com 8 pares de agulhas e três cabos, sai por US 63,80 (106,73 reais). Esse mesmo kit com 8 agulhas e 3 cabos aqui no Brasil custa 239,00 reais.

Outra opção são as agulhas retas e de pontas duplas de bambu da 8seasonknitting, loja virtual chinesa.  Além de acessórios, como marcadores, contadores de carreira, prendedor de pontos etc, vendem as agulhas avulsas ou em kits. Um kit com 17 pares de agulhas retas de bambu custa 16,84 reais e o kit com 17 jogos de agulhas de pontas duplas  de 20 cm (cada jogo tem 5 agulhas) 33,48 reais. Essas agulhas são muito boas, mas as circulares não recomendo, não gostei.  Fiz a manga de uma blusa com as agulhas de pontas duplas Addi e a outra manga com as da 8season, as mangas ficaram idênticas srsrsr. Uma boa opção para quem quer ter todos os números de agulhas.

Se vamos comprar produtos brasileiros e prestigiar os produtores locais, ok. Mas se o produto é importado, isso não faz sentido. Afinal um dos mais antigos argumentos em prol do livre comércio entre os países é justamente que os consumidores possam ter acesso aos produtos por um menor preço.

Bom tricô!

 

Ebay – www.ebay.com

Webs American Online Store – www.yarn.com

P2Tog  –      http://www.p2tog.com/ ou em  http://stores.ebay.com/p2tog-Sock-Yarn-Store?_rdc=1

Woolstack http://stores.ebay.com/Woolstack

8Season Knitting  http://www.8season-knitting.com

 

A conversão dos valores em dólar para real foi feita hoje em:  http://economia.uol.com.br/cotacoes/

Anúncios

5 opiniões sobre “Lãs e agulhas importadas: armarinhos, comércio virtual e unfair trade

  1. Concordo, tem armarinho que abusa dos preços, mesmo que os produto sejam de ótima qualidade!! E já que existem opções mais baratas prefiro eperar uns dias mais para receber, afinal para o outono ainda temos uns meses rsrs…

  2. Concordo com tudo, tem muito armarinho abusando do preço só por que é importado e esquece que assim como eles, a gente tbm pode comprar pela internet de outras lojas de outros paises…o unico problema nosso é a taxa na alfandega que sempre pode acontecer

  3. Isto sem contar de que tem muito fabricante nacional deixando a gente a ver navios e se preocupando somente com o mercado lá fora. Estou a meses procurando um fio da Aslan e nada!!!

  4. Olá!

    Concordo com o post. Infelizmente, as taxas para os próprios importadores, no Brasil, não facilitam para eles mesmos.
    Meu marido descobriu, pesquisando, que eles pagam 100% do valor do produto APENAS DE IMPOSTO e ainda tem mais imposto cobrado em cima de cada produto importado que seja vendido. Ou seja, é impossível ter um preço competitivo nesses produtos internacionais.
    Como meu marido trabalha fora do país, tenho a sorte de poder adquirir fios, agulhas e acessórios, bem como livros, de forma mais acessível. O fio Noro Sock, por exemplo: Por 2 novelos de 100g cada, nos EUA paguei mais barato que 1 Noro Silk comum de 50 g aqui! Mas o fio nem é tão bom assim… Vale apena somente pelas cores, pois é muito áspero!

    Fiz uma postagem a respeito desses valores quando voltei de viagem. Da mesma forma que só consegui o tão sonhado kit de ag. intercambiáveis Addi porque minha sogra, que não é do Brasil, encontrou o kit numa promoção (uma barganha, na verdade…) e trouxe para mim quando nos visitou.

    É uma pena que os fios nacionais ainda não estejam com a mesma qualidade que lá fora, bem como outros acessórios.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s