Tricô Homeopático com fios orgânicos, ervas e aromas (Herbal ou Homeopathic Knitting)

Quando dizemos que fazemos algo em doses homeopáticas queremos dizer que todo dia um pouquinho faz bem e fortalece o organismo. É assim que faço tricô, todo dia de manhã assistindo aos jornais e no final da noite, pra relaxar e ver que, além do trabalho e da labuta cotidiana, estou criando algo bonito. Todos conhecem as virtudes terâpeuticas do tricô, a tricoterapia. Não  confundam com a tricoterapia da área da saúde  que cuida das doenças dos cabelos, estou falando de fios e agulhas mesmo.

Segundo a aromaterapia, os cheiros e óleos essenciais exercem efeitos positivos para o bem estar, ajudando no relaxamento físico e mental. Se a Osmologia  tem ou não comprovação científica, não sei. Mas que os cheiros de perfumes, sabonetes e sais de banho tem efeitos energéticos e relaxantes, não tenho dúvida alguma.

Já para cromoterapia que as cores tem propriedades restauradoras do equilíbrio físico e energético do corpo. Segundo a cromoterapeuta Ondina Balzano,a cromoterapia é reconhecida como terapia alternativa pela OMS desde 1976 e pela Organização Mundial de Saúde( OMS). E quanto às propriedades medicinais das ervas creio que dispensa comentários.

Agora imaginem reunir tudo isso:  aromas, cores e ervas em fios de lã orgânica.  Fui pensando nisso enquanto tricotava um top-down com o fio Da Fazenda na cor carqueja escuro

A carqueja  é uma planta medicinal que, usada como tingimento deixou no fio um aroma leve , muito suave, que perfuma as mãos e uma sensação agradável de frescor, que vem do verde.

Tom de verde com o cheirinho de chá! Como seria interessante uma coleção de fios com cores e cheiros de ervas. Então poderíamos tricotar num novo estilo, o Tricô Homeopático ou para dar um toque mais universal, Herbal ou Homeopathic Knitting.

O tingimento natural a base de ervas foi usado por Denise Azenha da Fazenda Caixa Dágua, no fio Tingimento Natural na cor carqueja, carqueja claro, carqueja escuro e por Ellen Zwick da Fiolã, no fio de lã merino, nas cores carqueja e macela (ainda não conheco esses fios da Fiolã, não sei se tem cheiro).  Vai a sugestão para os produtores de fios orgânicos: uma coleção de fios com cores e cheiros de ervas aromáticas brasileiras, seria algo inusitado e fascinante. Além das cores, se fosse possível acentuar o aroma, mesmo que ele não persista depois da lavagem da peça, daria um toque especial ao “nosso tricô de cada dia” : tricoterapia, aromaterapia e cromoterapia.

Esse é o meu Baccharis Cardigan, de Baccharis Trimera nome científico da carqueja. Até agora usei apenas um novelo.

Então vamos fazer tricô homeopático? Um convite aos produtores de fios e as tricoteiras!

 

 

Baccharis Cardigan

Fio Da Fazenda – Tingimento Natural carqueja escuro

agulhas circulares 8mm

 

Estamos comemorando! O blog atingiu mais de 20000 visitas. No dia 30 de dezembro registramos dez mil visitas desde a criação do blog em setembro, e ontem  dia 24 de janeiro mais dez mil.

Grande abraço aos leitores e visitantes do Tricô Sem Costura.


Anúncios

7 opiniões sobre “Tricô Homeopático com fios orgânicos, ervas e aromas (Herbal ou Homeopathic Knitting)

  1. Achei, simplesmente, S E N S A C I O N A L o seu post!

    Adorei a matéria, adorei a idéia proposta, adorei a descoberta – ou seria melhor dizer, a redescoberta – que tem-se feito dos benefícios que obtemos ao retornarmos ao natural. As tinturas naturais, a associação com a homeopatia, com a possibilidade terapêutica dos gestos do tricô, todas elas são geniais.

    Seu texto, relatanto a tricoterapia me fez lembrar a “La memoire du geste” memória do gesto das dentelliere(rendeiras) francesas do centro de ensino de rendas de Puy en Valey(*), região do Vale do Loire no centro da França. Quase pude ver seus gestos tecendo o fio Da Fazenda e sentir o cheiro da carqueja impregnada na lã. Seu texto tem forma, tem cor, tem cheiro.

    No Zen, há um ensinamento que nos instrui a dar atenção plena para aquilo que estamos fazendo. Estar completamente presente no momento em que executamos alguma atividade, por mais simples que seja a atividade. Isto promove uma integração tão intensa com aquilo que fazemos que resulta numa sensação de Paz indescritível e, portanto, resulta em um momento terapêutico único. Pelo que li em seu texto, o fio, a carqueja, as agulhas, enfim a trama do tricô tecido promoveram em você um desses momentos inspiradores.

    Parabéns pelo trabalho e por compartilhá-lo. Que seu Homeopathic Knitting ganhe mundo e provoque o mesmo encantamento em todos que tiverem a sorte de encontrar o seu link.
    http://www.dailymotion.com/video/x47qnm_le-centre-denseignement-de-la-dente_creation

    http://www.ladentelledupuy.com/index.php?page=actu

  2. Adorei o post!
    Parabéns Edna, seu trabalho, seu carinho e empenho em cada post e em cada nova peça tecida merece todo reconhecimento.
    Sou sua fã de carteirinha!
    Abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s