Tradução: Gola de Janeiro, fio duplo na agulha 10mm.

Adorei essa gola, uma daquelas receitas práticas, simples, rápida e charmosa,  de Emma do blog   Knit1Slip1.  A receita, cortesia da designer, está disponível em inglês  no blog e no Ravelry.

Observe que a textura da gola é definida pelo uso do fio duplo, conforme ressaltado na receita, dois fios de espessura DK na agulha 10mm. Segundo a tabela de espessuras das Aulinhas de Tricô da Regina Rogers,  o fio DK é aquele indicado para agulhas de 3,75mm a 4,25mm. Esses detalhes são importantes para que nossa peça tenha o mesmo caimento do modelo.

Minha sugestão para essa peça é usar a montagem provisória e finalizar com o grafting (ponto de malha para unir os dois lados com agulha de costura, bordando o ponto meia) para que a peça fique sem emenda.  Para a montagem provisória com agulha de crochê indico o vídeo de As tramas de Milady e para a técnica de costura grafting o vídeo de Regina Rogers, ambos em português.

Para quem quer avançar, o grafting pode ser executado de formas diferentes,  quando fazemos meia no direito, cordões de tricô ou meia e tricô alternados (como no ponto arroz usado na gola,) de modo que o desenho do ponto seja preservado no acabamento. Na página 16 da revista  1300 pontos tem indicações de como fazer o gratfing em meia e em tricô, aí é só usar alternadamente seguindo o ponto arroz.

Nossa tradução foi feita com autorização da designer. Quem gostar ou tricotar a peça, visite o blog e deixe seu comentário, mesmo em português. Seria bem legal!

Thank you, Emma.

Bom tricô!!!

Gola de Janeiro

  1. Coloque 25 pontos na agulha 10mm, usando dois fios juntos.
  2. *1 meia, 1 tricô* Repita até o penúltimo e termine com 1 ponto meia.
  3. Repita a 1ª carreira  até que a gola tenha  140 cm de comprimento.
  4. Arremate e costure para formar a gola. Ou torça a peça para costurar de modo que  fique mais elegante e pareça menos embaraçada quanto usada enrolada como cachecol.

January Cowl

Fotos, criação e execução de Emma

http://knit1slip1.com/2011/01/19/january-cowl/

Anúncios

10 opiniões sobre “Tradução: Gola de Janeiro, fio duplo na agulha 10mm.

  1. Parabéns seu blog é o máximo!
    Sempre que preciso dou uma passadinha para me inspirar.
    com certeza essa gola é meu próximo projeto!

    Abraços e felicidades!!!!!!!!

  2. Bom dia,
    Encontrei o seu blog através de uma amiga minha!
    Decidi começar a tricotar e vi esta gola lindissima, no entanto tenho uma pequena dúvida! Colocamos 25 pontos na agulha usando 2 fios, quando fazemos a 2ª carreira trabalhamos com os 25 pontos ou com os 50? E trabalhamos com 2 fios ou só um? Desculpa a minha ignorância mas eu não percebo muito disto, obrigada!

    • OLá Ana, tudo bem?
      Quando usamos fio duplo, tricotamos os fios juntos, ou seja, se a receita pede 25 pontos com fio duplo vc junta os dois fios e começa a montagem, depois tricota normalmente (lembrando que cada dois filamentos de fio na agulha equivalerá a um pontos).
      Espero que ajude,
      Abraços,

  3. Ola , tudo bem?
    Tenho uma duvida à cerca desta gola? nao percebi muito bem a receita… a 1ª carreira é * 1meia, 1 tricô* sendo o ultimo ponto 1 meia ..
    a segunda carreira como é? .. é que essa parte nao está bem explicita na receita
    é porque este ponto parece.me se ponto de arroz…