Receita Prática: Poncho Infantil para o Inverno 2011

Este é meu primeiro poncho infantil, uma receita rápida e prática  para começar o inverno com alegria. Uma sugestão pra presentear ou para vender,  e podemos usar as sobras de fios para uma peça colorida e com franjas. Claro, feito em agulha circular, para um tricô sem costura.  Nesta usei dois novelos do fio Rustilana da Aslan na cor 0214 (rosa, bege e marrom) e agulhas circulares 8mm e 7mm. Esse fio é bem macio, muito confortável e agradável pra tricotar!

Bom tricô!

English Version PDF: children poncho eng

Fios: Rustilana da Aslan, 02 novelos

Agulhas circulares: 7 mm e 8 mm

Receita

Coloque 28 pontos na agulha circular, feche o círculo, coloque um marcador para indicar o ínício da carreira e trabalhe em ponto de barra 1/1 (1 tricô, 1 meia) por o4 carreiras.

Na próxima carreira (5ª carr.), toda em ponto meia, faça 13 pontos, coloque um marcador, 1 meia, marcador, 13 meias,  marcador, 1 meia, marcador. Atenção: haverá três marcadores, um indicando o inicio da carreira e os outros  dois destacando o ponto central que será o eixo dos aumentos, por isso, use cores diferentes conforme a função do marcador.

Na 6ªcarreira, trabalhe em meia até o marcador, aumente 1 ponto, passe o marcador, 1 meia (ponto central), passe o marcador, aumente 1 ponto, siga em meia até o final da carreira. Na carreira seguinte, toda em ponto meia.

Assim siga alternando uma carreira com aumentos de cada lado do ponto central e a carreira seguinte toda em meia, ate atingir a altura desejada. Faça as duas últimas carreiras com a agulha 7mm em ponto de barra 1/1 e arremate de modo bem solto, para que o poncho tenha elasticidade na barra.  O modelo da foto acima tem 53 cm de comprimento, medido do início até o final sobre o ponto central e 20 cm de largura na abertura do pescoço.

Note que existem diferentes formas de fazer o aumento, neste eu usei o M1 (veja os vídeo: aumento a direita e aumento à esquerda), que não deixa um buraquinho. Se fizer uma laçada, haverá furinhos ao lado do ponto central. No caso de um fio de cor sólida, uma variação é colocar uma trança no centro ao invés de um ponto meia, e seguir conforme as demais instruções.

Anúncios

20 opiniões sobre “Receita Prática: Poncho Infantil para o Inverno 2011

  1. que lindo seus trab. amiga me encantei te deixamos um bjao ta eu e meu bebezinho Lucas ah e va la no nosso bloguinho e de deixe um carinho p/ nós ta a gente fica deslumbrada parabens.
    Amiga se vc souber de receitinhas p/ bebezinho em inverno eu agradeço de montão pq to fazendo umas coisinhas p/ meu bebê

  2. Adorei seu blog….principalmente pq com vc estou aprendendo a usar a agulha circular… que pra mim ainda era um bicho de sete cabeças rsrsrsr……vou tentar fazer esse poncho pra mim, que altura ficaria bom pra um adulto???…. super beijos…

  3. Olá eu novamente, tentei fazer esse poncho pra minha filhinha, no entanto a agulha circular que tenho é a de 60cm e 80cm, quando coloquei os pontos, pela distância não deu pra fechar o circulo, qual vc usa pra fazer desde tamanho? nos armarinhos aqui só encontro esses tamanhos, quando é pouco ponto existe alguma tecnica?? Desde já agradeço…um beijão….

    • Oi Kátia,
      quando a quantidade de pontos não é suficiente para fechar o círculo, no caso do poncho no início do trabalho vc pode usar agulhas de pontas duplas ou, o que é mais simples, a técnica do laço mágico. Vc divide os pontos mais ou menos no meio e puxa o cabo da agulha circular até que as pontas se aproximem e permitam o trabalho.
      Vc pode ver como fazer o laço mágico nesses vídeos,

      Abraços,
      Edna

  4. Querida Edna, eu só tenho a te dizer parabéns sempreeeeeeeeee! Parabéns pela ediçao especial dos fios com seu nome. Com certeza muito sucesso vem por ai!!!
    Eu te escrevi um e-mail perguntando sobre este poncho mas posso lhe falar por aqui também. Estou precisando fazer uma encomenda, uma versao adulta. Vc acha que posso só aumentar a quantidade de pontos que fica tudo bem? Muito obrigada por compartilhar mais essa linda receita conosco.
    Vc viu que criei um xale retangular em lace a partir da tua receita? Tá lá no blog espero que goste! Beijos Sandrinha-Brasília

  5. adorei essa dica de laço magico, mas o video foi muito curto, eu não sei o que fazer pois comprei uma agulha circular de 1 mt e meio para fazer um ponche para mim pois tenho o tamanho muito grande e não sei como começar pois a os pontos não da a circuferencia da agulha, sera que voce pode me ajudar bjjjjjjjjj
    eliana