[Receita Tricô Sem Costura] Poncho Da Fazenda em Lã Natural para o inverno 2011

O Poncho da Fazenda é feito de cima para baixo (top-down) na agulha circular. O acabamento com borda em cor contrastante, pode ser feito com qualquer outra borda, tipo rendado ou franjas. A gola está com abertura ampla para que a lã natural não fique em contato com a pele.

 Fio: fio de lã para agulhas 9 e 10mm (Bulky / 12 ply (7 wpi). O poncho da foto acima foi tricotado com  435 gramas do fio  Da Fazenda – Fio de Lã Artesanal, 03 novelos natural e 01 novelo na cor moura (naturalmente colorido) com agulhas circulares 9 e 10 mm. Observe que a quantidade de fio pode variar conforme o fio ou agulha escolhida e comprimento desejado.

 Agulhas: agulhas circulares de  9 e 10 mm ou adequada ao fio escolhido. You’ll need needle cables 60, 80 and 100 cm.

Amostra: 10 cm=12 pontos em malha de meia (meia no direito e tricô no avesso).

Tamanho do modelo acima: abertura do de cote com circunferência de 60 cm; comprimento total 47 cm. A peça pode ser tricotada em qualquer comprimento desejado.

 Pontos Utilizados

Meia

Tricô

Laçada= laç

Pontos cruzados/espiguinha:  tricote o segundo ponto pegando na laçaca de trás, não tire e tricote  os dois pontos juntos pegando por trás e só então deslize os dois pontos para a agulha direita. (trança 1×1 )

Cordão de Tricô: meia no direito e no avesso

 Instruções

Coloque 62 pontos numa agulha circular de 9 mm. Feche o círculo, coloque um marcador para indicar o início da carreira. O marcador do início deve ter uma cor diferente para não ser confundido com os marcadores que indicam os aumentos.

 Carr. 1: 1 meia, coloque um marcador, laç., 14 meias, laç., coloque um marcador, ponto cruzado, coloque um marcador, laç., 14 meias, laç., coloque um marcador, 1 meia, coloque um marcador, laç., 14 meias, laç., coloque um marcador, pontos cruzados, coloque um marcador, laç., 14 meais.

Carr. 2: todos os pontos em meia.

Carr. 3: 1 meia, passe o marcador, ponto meia até o próximo marcador, laç., passe o marcador, pontos cruzados, passe o marcador, laç., ponto meia até o próximo marcador, laç., passe o marcador, 1 meia, passe o marcador, laç., ponto meia até o próximo marcador, laç., passe o marcador, pontos cruzados, passe o marcador, laç., meia até o próximo marcador, laç., passe o maçador.

A partir da 4ª carreira repita as carreiras 2 e 3  até a carreira 18.

 Nesse momento pare de fazer os pontos cruzados (que ficarão sobre os ombros) e continue os aumentos apenas ante e depois dos pontos centrais na frente e costas, da seguinte maneira:

 Carr. 19: 1 meia (ponto central das costas), passe o marcador, laç., ponto meia até o próximo marcador, laç., passe o marcador, 1 meia (ponto central da frente), passe o marcador, laç., ponto até o próximo marcador (centro das costas), passe o marcador, laç.

Carr. 20: Toda em ponto neia.

Repita as carreiras 19 e 20 até obter 35 cm do início. Então mude para a agulha circular 10 mm e mude o fio para uma cor contrastante e continue normalmente seguindo as carreiras 19 e 20 por mais 5 cm.

 Acabamento: faça duas carreiras em meia para obter um cordão de tricô e arremate.

Modele o decote: com agulhas circulares 10 mm, 60 cm, levantar os pontos em volta da abertura do decote.

Carr 1: em tricô.

Carreiras 2, 3 e 4: em ponto meia.

Carreira 5: meia e arremate. Faça dois pontos meia, arremate com o mate simples (passando o primeiro ponto sobre o segundo, outro meia, arremate)  Assim a abertura do decote ficará mais elástica.

 Variações:

Essa receita pode ser modificada de vários modos. O ponto central pode ser uma trança com quatro meias (nesse caso, centralize os pontos da trança nas costas e na frente e coloque os marcadores de aumento antes e depois de cada trança). Os pontos cruzados nos ombros podem ser eliminados ou trocados por uma trança. A gola pode ser aumentada e feita em agulha maior (10 ou 12 mm) no tamanho desejado ou até servir como capuz.

Tutoriais em vídeos

Como arrematar com Mate Simples

watch?v=6hAuaXZUuLI&feature=related

Pontos Cruzados (Twisted Stiches)

watch?v=sA54urjJWUM

Como aumentar ao lado dos pontos centrais

Aumento à direita e à esquerda

watch?v=IlPQBhZ31B4

Bom tricô!!!

Esta receita destina-se ao uso pessoal e não pode ser reproduzida para fins comerciais sem permissão.

2011

http://tricosemcostura.comtricosemcostura@gmail.com * Ravelry ID: * tricosemcostura*

Anúncios

4 opiniões sobre “[Receita Tricô Sem Costura] Poncho Da Fazenda em Lã Natural para o inverno 2011

  1. Gente, vocês sabem um jeito fácil (para quem não entende muito da arte) de calcular receitas. Por exemplo, vi uma receita numa revista para manequim 42 e quero fazer para 48. Como calculo as porcentagens? Um abraço

    • OLá Rose,

      Este é um blog individual, um hobby. Não tenho uma equipe, eu escrevo, tricoto e fotografo srsrrs Para adaptar receitas o melhor é ir a um curso.
      Vá em frente, tenho certeza de que vai aprender muito.
      Bjs