[Tradução] Gola com folhas “Leaving on the edge’ cowl de Rose Anne

A gola ‘Leaving on edge’ cowl é tricotada em agulhas retas, receita da designer Rose Anne. A receita gratuita está disponível em inglês no site This is knit, onde há outros trabalhos igualmente interessantes.

O motivo de folhas é igual ao do Foliage Wrap que já publicamos aqui. Como explica  Rose Anne  o motivo  Tulip-bud edging ( barra tulipa em botão) está no livro A Second Treasury of Knitting Patterns (1970) de Barbara Walker.

Quanto ao título, pedi uma ajuda para Valéria Garcia do blog Tricô em Prosa. A autora fez um trocadilho com “Living on the edge” vivendo no limite, aqui, no limite, na borda da gola estão as folhas, daí “leaving on the edge”.

Ou seja, traduzir o nome da receita parece que de alguma forma mutila a escolha do design, então prefiro manter “Leaving on the Edge”. O importante é que a designer muito gentilmente autorizou essa tradução da receita e poderemos nos divertir com esse trabalho tão prático e bonito. Um bom início para quem não se arriscou com lace.

Na gola  rosa da foto abaixo usei o fio Boston da Schachenmayr Nomotta e agulhas retas 10 mm.  Esse fio de 70% Acrílico, e 30% lã tem 55 metros, então, como sugere a receita é preciso em torno de 90 m para essa gola.

Bom tricô!

Fio: Boston 1,5 novelo na agulha 10 mm – Execução: Tricô Sem Costura

Leaving on the Edge’ Cowl

Foto e Receita de Rose Anne

Fio da gola azul: Debbie Bliss Como 2 novelos de 50 gr, agulhas 10 mm

Amostra: 10 pontos = 10 cm em ponto meia

Receita original em inglês no site “This is Knit”e no Ravelry

Receita

A gola é tricotada com agulhas retas, direito e avesso, para formar um retângulo que é costurado nas pontas para modelar a gola.  A borda de folhas em tricô rendado ( leaf lace edging) é feita ao mesmo tempo junto com a parte principal da gola.  Se você é uma tricoteira experiente e quiser fazer a junção sem costura, então use um método provisório para colocar os pontos na agula e faça o grafting para  unir os pontos depois da última folha.

Instruções:

1. (lado direito): 12 meias, laçada, 1 meia, laçada, 2 meias.

2. 6 tricôs, meia frente e atrás, 10 meias

3. 11 meias, 1 tricô, 2 meias, laç., 1 meia, laç., 3 meias

4. 8  tricôs, meia frente e atrás, 11 meias

5. 11 meias, 2 tricôs, 3 meias, laç., 1 meia, laç., 4 meias

6. 10 tricôs, meia frente e atrás, 12 meias

7. 11 meias, 3 tricôs, 4 meias, laç., 1 meia, laç.,  5 meias

8. 12 tricôs, meia frente e atrás, 13 meias

9. 11 meias, 4 tricôs, ssk, 7 meias, 2 juntos em meia, 1 meia

10. 10 tricôs, meia frente e atrás, 14 meias

11. 11 meias, 5 tricôs, ssk, 5 meias, 2 juntos em meia, 1 meia

12. 8 tricôs, meia frente e atrás, 2 meias, 1 tricô, 12 meias

13. 11 meias, 1 tricô, 1 meia, 4 tricôs, ssk, 3 meias, 2 juntos em meia, 1 meia

14. 6 tricôs, meia frente e atrás, 3 meias, 1 tricô, 12 meias

15. 1 1 meias, 1 tricô, 1 meia, 5 tricôs, ssk, 1 meia, 2 juntos em meia, 1 meia

16. 4 tricôs, meia frente e atrás, 4 meias, 1 tricô, 12 meias

17. 11 meias, 1 tricô, 1 meia, 6 tricôs, mate duplo, 1 meia

18. 2 juntos em tricô, arremate os  5 próximos pontos usanto 2 juntos em tricô apenas para o primeiro, 3 tricôs, 11 meias.

Repita as carreiras  1-18  mais quatro vezes (5 folhas). Arremate.

ACABAMENTO

Costure as bordas mais curtas do retângulo juntas. Blocar irá aplanar o lace  e mostar o contorno das folhas. A gola acima não foi blocada.

PONTOS UTILIZADOS ( nota da tradução)

Meia, tricô, Meia frente e atrás, SSK, Mate duplo

PONTO MEIA FRENTE E ATRÁS:  aumenta um ponto no trabalho. Nas receitas em inglês é indicado como kfb (knit front and back, meia frente e atrás). Vìdeo: http://www.youtube.com/watch?v=9P4Q8XYaryg

SSK é diminuição inclinada à esquerda, em inglês Slip Slip Knit, daí SSK. Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=DGmpq3CAbjs

MATE DUPLO: diminui dois pontos. Passe dois pontos para agulha da direita sem fazer (um de cada vez), tricote o próximo meia da agulha da direita, passe os dois pontos sem fazer sobre o meia tricotado.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1Eb6Boc-m4s

Anúncios

36 opiniões sobre “[Tradução] Gola com folhas “Leaving on the edge’ cowl de Rose Anne

  1. Edna, eu adoro o tom de rosa da sua gola, que ficou linda!!! Com o friozinho batendo à porta chegou na hora certa, além de ser uma ótima sugestão para presente pois golas são rápidas de tricotar! Obrigada pela tradução de mais uma bela receita!

    • Olá Nice,

      Essa carreira requer mesmo atenção. No avesso, dois juntos em tricô, coloque o ponto da agulha da direita de volta na agulha esquerda, de novo dois juntos em tricô. Esse último “dois juntos” equivale ao primeiro dos cinco, depois, faça um meia, entao terá dois pontos na agulha da direita, pegue o primeiro e passe por cima do segundo, e assim até fazer os cinco.
      Observe o acabamento que se formará.
      Aí faça três meias, haverá quatro pontos na agulha da direita. e depois siga em frente, em meia. ( total de pontos 14)
      Olhe a carreira 01 para entender como essa carreira 18 deve ser finalizada.
      Espero que tenha ajudado,
      Abraços,

  2. Ola Edna
    Só hoje tomei conhecimento de seu blog, fiquei contente por voce dividir conosco a tradução da gola, pois vou tricota-lá para minha filha Eunice

  3. Boa Noite Na Paz Do Senhor!!!!!!
    OBRIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!DA PELA TRADUÇÃO DA RECEITA .VC É FANTÁSTICA
    VOU FAZER AMANHÃ.Bjs
    MARIZETH F. DOS.SANTOS

  4. Olá! depois de ver coisas tão bonitas não poderia seguir caminhando sem que ficasse comtemplando este trabalho fabuloso.
    Parabéns! adorei esta gola e agradeço a receita, em breve estará no meu blog e espero o seu voto.
    Um beijinho
    Mifá

  5. ola,muito obrigada pela traduçao,ja tinha visto essa gola mas sem receita ja sabe ne.ainda mais q sou amadora .vou tentar fazer depois te conto.bjs e muito obrigada.tenha uma otima semana.

  6. Oiiiiiii
    menina, se tu soubesse como vim parar aqui nesta gola, hoje???
    estava procurando este fio schachenmayer para uma participante do grupo…
    acho esta gola tudo de bom, linda demais.
    E como não posso ver nada lindo e já vou logo roubartilhando para o grupo. Postei lá nos arquivos. Nem perguntei se tu te importa…. Se tiver algum problemas eu tiro. Me avisa, tá.
    Tem muita gente nova, que fica pedindo receita. Fica mais fácil colocar nos arquivos. Coloquei o crédito. Me avisa mesmo.
    Bjos

  7. Boa tarde estou fazendo esta gola naravilhosa me surgiu uma dúvida, quando tenho que trabalhar a laçada eu faço normalmente ou pego por trás para não formar buraco ou tem que ficar buraquinhos mesmo? Grata Regina.