Tricô Inverno 2011: Fair Isle sem medos

O Fair Isle está em alta no inverno 2011. O que é? Um tipo de tricô colorido que utiliza duas ou mais cores por carreira criando uma trama de fios no avesso.  Neste inverno a  Dolce & Gabanna fez vários modelos usando antigos motivos de Fair Isle. Mas não vamos dizer: Fair Isle que está na moda! porque sempre esteve e certamene continuará. É um clássico do tricô, uma peça que exige atenção acurada e um tensão constante do ponto. Claro que estou falando de Fair Isle manual.

Veja que interessante esse modelo e preço!! de um cachecol em Fair Isle da D&G, sendo vendido a 192 dólares.

Esses padrões, receitas e desenhos, não são novos. Há muitos livros em que podemos encontrá-los, inclusive em fontes online. O tricô é uma criação secular que produziu desenhos, técnicas, padronagens que são um patrimônio cultural da humanidade. É so pegarmos nossa agulhas, um livro de pontos e criarmos usando os gráficos e motivos que estão bem ao nosso alcance.

Há muitos recursos online, como as sugestões abaixo.

Bom tricô!

O site Purl Bee ensina como criar um gráfico de fair isle: http://www.purlbee.com/design-your-own-fair-isle/

Gráficos online: http://www.musturs.lv/adisanas-abc/raksti/krasainie-raksti/10/

Livros do Google Books, visualização:http://books.google.com/books?id=nMGQnFlYAh0C&pg=PA173&dq=fair+isle+knitting&hl=en&ei=WfPkTee9PKjW0QHWtamvBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CD4Q6AEwAw#v=onepage&q=fair%20isle%20knitting&f=false

Esse vídeo que localizei no You Tube ensina um modo muito prático e interessante de fazer Fair Isle, usando um fio na mão esquerda e outro na direita. Dessa forma os fios ficam sempre na posição adequada para a trama avesso e não embaraçam. Importante manter a tensão do ponto mais solta, para que o trabalho fique homogêneo.

Anúncios

4 opiniões sobre “Tricô Inverno 2011: Fair Isle sem medos

  1. Edna, tu leu meus pensamentos!!! Tenho que fazer uma polaina com listras verticais e to me escabelando, kkkk, começei ontem, são 3 fios, fiz uma massaroca só, ai tava ficando muito junto, acho que na hora que trocava o fio acabava puxando de mais, desmanchei e hoje pego de novo, vamos ver no que vai dar…
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s