Dicas para o colete Rib Warmer de Elizabeth Zimmermann

Hoje uma leitora do blog que tem a receita em inglês do colete Rib Warmer de Elizabeth Zimmermann  pediu algumas dicas pois está tendo dificuldades para tricotar a peça. Então, segue m algumas notas que escrevi há algum tempo a partir da minha experiência com essa receita.

O primeiro Rib Warmer que tricotei foi com o fio Brilho da Pingouin, segui a receita a risca. Depois fiz medidas para adaptar o modelo para outros manequins ou comprimentos.

1. Medi a largura do ombro: na medida original deve-se colocar 10 pontos e aumentar 20, assim 30 pontos compõem a largura da frente. Então meço o ombro, calculo o número de pontos a partir da amostra com o fio e agulha que quero usar. Aí arrendondo se o número for impar e calculo 1/3 para o início.
2. A parte que fica no começo (que será a parte do pescoço): calculo a largura da nuca. Aí divido por dois e trabalho o 1/3 dos pontos no comprimento dessa metade.
3. Depois aumento os 2/3 que faltam, tricoto até a altura que quero para ai começar a curva. Já fiz um comprido, comecei a curva pouco antes da cintura e outro começando a curva logo abaixo do braço. Para calcular o tamanho final temos que considerar que  a curva terá a mesma largura do total de pontos.
4. Para a curva, vamos seguindo a receita, deixando um ponto a cada carreira até sobrar 50%, depois vai retomando os pontos.
5. Tricotamos 10 cordões para a abertura, mas podemos medir a lateral cf. o manequim.
6. Para a curva das costas, deixa-se um ponto sem tricotar até sobrar 15%, mas se quisermos mais quadrado ao ponto de desaparecer aquele detalhe em curva da parte de trás vamos até sobrar um, e depois vai retomando. Até a altura do ombro, onde usamos as carreiras encurtadas (short rows) para criar o ângulo do ombro.
7. Usei o I-cord no acabamento das cavas, não coloquei na abertura para preservar a leveza da peça.

Bom é isso, espero que ajude.

Bom tricô!!

Rib Warmer com fio Brilho, 02 novelos na agulha 5mm

Anúncios

6 opiniões sobre “Dicas para o colete Rib Warmer de Elizabeth Zimmermann

  1. Vi, a receita em ingles, pensei é fácil mas na hora da tradução alguns pontos ficaram falhos, “Tá puxado” como fala o Abner da novela. me atrapalhei e peço: pode me enviar traduzido? Ou publicar no blog? A gola com folhas, usei Aslan trends -engenho cor 37, fiou divina!
    Parabéns, vcs são dez, mil….
    Obrigada por compartilharem
    Bjs
    Lucia