[Receita Prática] Gola em lã merino

Essa gola ficou muito confortável e prática tanto no uso  quanto na confecção. Pode servir como gola, como uma gola pelerine e se puxada para cima, transforma-se numa gola capuz. Bem prático para usar, permitindo vários looks e de uma confecção simples. A maciez da lã merino Fiolã permite o uso da peça em contato direto com a pele.

Em cordões de tricô (feitos sempre em meia no direito e no avesso, seguindo as orientações de Elizabeth Zimmermann) Foi tricotada em agulhas retas de 12mm, com  quatro novelos de lã merino com tingimento natural de noz pecã e cascas de cebola. Mas pode ser feita com um fio de cada cor, e, nesse caso, é preciso fazer uma amostra para calcular com mais precisão a quantidade de pontos.

Receita

04 novelos de lã merino Fiolã ( 02 na cor casca de cebola e 02 na cor noz pecã)

Use fio duplo, um de cada cor e agulhas retas 12m.

Coloque 60 pontos usando o método provisório e tricote em cordões de tricô por 70 cm. O comprimento da peça pode variar, mas deve ser um pouco menor do que a circunferência do busto com braços, pois o modelo é para ser usado como uma pelerine. Os cordões de tricô resultam numa malha elástica que se adaptará facilmente a osdiferentes tamanhos, aliado, é claro, à elasticidade  da lã natural.

Quando a peça atingir o comprimento desejado, unir os dois lados utilizando a técnica do grafting para cordão de tricô. Dessa forma a junção ficará imperceptível, definindo a leveza da peça.

Assim, muito simples, uma peça multiuso, quente e confortável em maxi tricô.  Para quem gosta de pontos maiores, é só colocar três fios e ampliar a agulha. Os vídeos abaixo podem ajudar nos detalhes de acabamento da peça, como a montagem provisória e o grafting. Outro detalhe importante é trabalhar em ponto meia no direito e no avesso e sempre tirar o primeiro ponto sem fazer em tricô, no início de cada carreira.

Bom tricô! Montagem provisória (provisional cast on) http://www.youtube.com/watch?v=FE6fNwFjBVI Grafting em cordão de tricô (Grafting Garter Stitch (Kitchener) http://www.youtube.com/watch?v=BAEIogIli6o

Anúncios

3 opiniões sobre “[Receita Prática] Gola em lã merino