[Moda Inverno 2012] Cores, pontos e inspiração para o inverno 2012

As peças em tricô de famosas marcas de moda abrem inspiração para o inverno 2012. Com o friozinho no  hemistério norte vem as tendências de moda lã, pra gente ver e criar: cores modelos e idéias, algumas bem antigas com novos arranjos. No tricô quanto mais antigo, mais bonito.

As peças das coleções da moda internacional exploram as texturas do maxi tricô e do lace, numa composição cromática fascinante. E ao alcance de todos. Os pontos são simples e podem ser executados mesmo por uma tricoteira iniciante.

Olhando com detalhe, podemos ver até erros de acabamento, como na peça desse link, onde o ponto da manga foi levantado fora do lugar criando um buraco no ombro (http://4.bp.blogspot.com/-64eU281zsO0/Teo6Au_DFFI/AAAAAAAB9-8/i-AHqfwr8GU/s640/49.jpg )

As peças sugerem várias idéias para o nosso inverno, cores, pontos e modelos e em especial, os fios. Esse é um detalhe fundamental, pois uma peça em merino e cashmere não pode ser tricotada num fio acrílico. Poder, pode, até em barbante, mas jamais terá o mesmo caimento e leveza. As peças têm um relação intrínseca com a caraterística dos fios.

Para quem tricota dá uma boa idéia de quanto cobrar pela sua produção e valorizar o trabalho manual. Aliás, tenho cada dia ficado mais reticente em usar “manual” pois o tricô exige um trabalho de criação, desenho e geometria, cálculo de modelagem, estudo de cores , que envolve criatividade e trabalho abstrato. Depois deve ser executado pelas mãos. Mesmo quando reproduzimos uma receita, o ajuste das medidas etc envolvem um exercício intelectual. Um encontro entre o pensar e o fazer.

Enfim, digressões a parte,  fiquei encantada com esses modelos,

Reed Krakof

Sweater azul cobalto com gola alta com fio 70%merino, 20% camelhair e 10% cashmere. Preço: 1,390 doláres Cardigan vellum (tom de cinza)  70%merino, 20% camelhair e 10% cashmere. Preço 1590,00 dólares http://www.reedkrakoff.com/online/handbags/Home-16001-16500#/shop-rk-online/rtw/looks-2011-fall

O ponto utilizado na coleção de Krakof é o honeycomb ou ponto de alvéolos cuja explicação pode ser vista na página 42 da revista 1300 pontos de tricô (na coluna esquerda em Fontes de Consulta) ou no vídeo abaixo.

Burberry

Cardigan em 100% lã, ton de grafite claro com ponto waffle. Preço: 2195,00 dólares http://us.burberry.com/store/womenswear/sweaters/brit/prod-37825601-waffle-knit-wool-cardigan/?WT.ac=LP_WW_B24_OCT_PROD_37825601

Missoni

Maxi tricô com amarelo e cru, lace e tranças. O ponto em lace  usado na blusa abaixo aparece em vários tons nas peças de Angela Missoni

Veja outras peças em tricô da Missoni

http://1.bp.blogspot.com/-Xo7rpcj8aX4/Teo3MhxlRgI/AAAAAAAB96Y/fA7zB0mYQ4Y/s400/20.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-64eU281zsO0/Teo6Au_DFFI/AAAAAAAB9-8/i-AHqfwr8GU/s640/49.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-hsg_KoZPbfQ/Teo5-Ex6YrI/AAAAAAAB9-0/0lh70iRhM1s/s1600/48.1.jpg

Tendência de cores

http://www.millionlooks.com/trends/outfits-trends/color-trends-for-fall-winter-2011-2012/

Vídeo

Ponto Alvéolo (honeycomb)

Anúncios

6 opiniões sobre “[Moda Inverno 2012] Cores, pontos e inspiração para o inverno 2012

  1. Querida Edna, adorei o post.
    E além do tricot, com certeza, você escreve muito bem.
    Todas as dicas são fantásticas, mas o que mais me chamou a atenção foram os preços das peças , é claro. Como cobrar no Brasil, por um casaco 4.000 reais? Impossível, talvez por isso, o tricot continue sendo considerado manual.
    Sim, nosso trabalho deve ser valorizado com certeza. Nossas peças têm amor.
    Eu? por exemplo, procuro não pensar no lucro, na peça para “venda”. Mas sei que existem pessoas que realmente vivem do tricot,
    Acredito que o tricot a máquina seja mais rápido e dê mais lucro.
    Contigo sempre, com carinho,
    Sandrinha-Brasília

    • Oi Sandrinha,
      Vc tem razão. Mas coloquei os preços em destaque apenas para chamar a atenção para o fato de que as marcas famosas apenas incorporam receitas, pontos e técnicas que são de domínio público, que podemos fazer tranquilamente. A criação dos designers está na composição cromática, texturas e criação de uma atmosfera própria de cada coleção, criando uma linguagem onde a peça de tricô agrega um elemento. É um trabalho de produção artistica, considerando todo o conjunto das coleções e a pompa dos desfiles.
      O tricô feito à maquina é um universo a parte. Outro ritmo, outra proposta.
      Suas peças estão lindas,
      Bjs,

  2. Olá Edna aproveitando a deixa, será que você poderia indicar tutoriais de como levantar pontos corretamente pois estou fazendo o workshop do craftsy e meus pontos levantados ficaram meio feiosos… Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s