Grupo de artesanato em Marília/ USF Aeroporto

O Grupo de Artesanato da Unidade de Saúde da Família do Aeroporto, onde ensino tricô como voluntária todas as sextas-feiras das 14:00 às 17:00 está em plena atividade, apesar do calor cada dia mais intenso.  No nosso último encontro, Dora a mais recente participante, levou a manta de crochê que fez para presentear e não pude deixar de fazer umas fotos para todos verem que trabalho encantador. A manta foi feita com quadradinhos de flores e fio Bambino,  ficou leve e macia. Dora está aprendendo tricô, está terminando sua versão do colete Rib Warmer, de Elizabeth Zimmermann em linha Anne Brilho.

Vejam a manta e conheçam o nosso grupo, parte dele. O grupo foi criado a partir da proposa que fiz para a enfermeira Adriana Avanzi, que encampou a idéia com muito entusiamo. Hoje ela não está mais no posto, mas a nova enfermeira Ana paula Oliveria Vernaschi encampou a idéia com a mesma energia e alegria. Alunas do curso de Medicina e enfermagem da FAMEMA, Faculdade de Medicina de Marília, coordenadas pela professora Kátia no grupo PET participam ativamente. E já estão com as mãozinhas bem ligeiras.

Outro trabalho importante que está sendo desenvolvido é o de estímulo de uso e cultivo de ervas aromáticas para redução no sal na alimentação dos hipertensos.  Na quarta tivemos a nossa primeira reunião quando a nutricionista Beatriz e a agente de saúde Nair, responsável pelo projeto, conversou com a comunidade,  e quando pude partilhar minha experiência com meu jardim aromático em vasos.

Esses são exemplos de como uma unidade de saúde pública pode ter um papel muito significativo na qualidade de vida e bem estarda comunidade no seu entorno, cumprindo sua função para além dos burocratismos ou frieza das rotinas de trabalho, infelizmente muito comuns nos serviços públicos. Todos os encontros são muito divertidos, permite a comunidade se conhecer e estabelecer vínculos de amizade a partir de interesses comuns. Isso gera também uma rede de solidariedade que ganha autonomia e adensa as relações entre as pessoas.

Vejam que meninas prendadas,

O Jornal da Manhã publicou matéria sobre o nosso trabalho:

http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/noticia/10735/USF-Aeroporto-mantem-grupo-de-trico/

Áurea admirando a manta feita por Dora, ao lado

Marcia Kogawa expondo a manta pra foto

D. Elza tricotando, D. OLinda e Dora só tricotando

Marcia Kogawa e D. Masília

Marcia Kogawa, Suellen Basso, Dr. Guilherme Genta, Márcia e D. Elza

Cursos 24 Horas - Cursos Online
Anúncios

4 opiniões sobre “Grupo de artesanato em Marília/ USF Aeroporto

  1. Querida amiga! Como eu lamento não residir em Marília para participar deste grupo! Moro em Santos, um pouco distante não é? A turma do trico daqui é um pouco parada……. Mas está nos meus planos uma visita para vocês. Espero que dê certo. A manta ficou LIIIIIIIIINDA. Parabéns .Bjus
    Méri

  2. Gente…..!!!!! Que trabalho maravilhoso!!!! Não sabia que esse grupo existia … e ainda tão pertinho de casa (dá prá ir à pé!!! ) Moro aqui no Santa Gertrudes, e não tinha conhecimento deste trabalho lindo de vocês !!! As agentes comunitárias nem passam por aqui (só se tiver recém-nascido ou idoso…hehe…) e muito menos prá informar sobre estes trabalhos. Vou querer participar … mostrar meus trabalhos … e levar minha filhota prá aprender também .
    Só mesmo o TRICÔ SEM COSTURA prá unir gente de tão pertinho !!! Parabéns à todos do Blog e em especial às minhas “vizinhas” de bairro, que em breve conhecerei.
    Um beijos à todas,
    Maetê Medeiros

    • Oi Maetê!
      Nossa que maravilha, venha sim. Ficaremos felizes com sua prsenta. E te digo que no Posto do Novo Horizonte há um grupo de artesanato também. Minha vizinha está apredendo feltro lá.
      Vc poder aprender e pode ensinar,
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s