[Receitas Tradicionais] Cachecol Rápido, tricô sem segredos!

Uma das receitas que todos adoram é o “cachecol de puxar” que recebe outros nomes como cachecol mágico, cachecol que desmancha. Pode ser feito com qualquer fio. Quanto tempo demora? Uma tarde  ou alguns dias para quem tem muito pouco tempo mas  quer fazer algo lindo e super express para presentear.

Você tricota 45 a 50 cm e ganha uma echarpe de 1.5 metros. Um show!

Eu fiz vários como echarpe para o verão usando três fios: Neonê, Brisa e Fiocel. O da foto abaixo é Cristal com Fiocel. Como esses fios são bem maleáveis fica maravilhoso. Mas podemos usar qualquer fio ou uma composição de fios desde que sejam  fios com caimento flexível. Com os fios 100% algodão não terá o mesmo efeito. Use fios lisos porque no final a peça deverá ser esticada para que a peça ganhe comprimento, o que fica difícil com fios tipo buclê ou que tenham bolinhas ou nós.

Receita

Agulha 6 mm

Coloque 18 pontos na agulha.

Carreira 1: 1 tricô, laçada,1 tricô, laçada até o final (total 35 pontos)

Carreira 02: 1 tricô, *2 meias, 2 tricôs*, repita *  * até o final

Carreira 03: acompanhe o ponto. Logo: 2 meias, 2 tricôs… e no final 1 meia.

Carreira 04: 1 tricô, *2 meias, 2 tricôs*, repita *  * até o final

Repitas as carreiras 03 e 04 até aproximadamente 45 a 50 cm.

O segredo está no arremate:

Comece pelo lado que tem 1 tricô no início:

Tricote 1 tricô, jogue um ponto da agulha (deixe cair sem medo), 1 meia, jogue um ponto, 1 tric0…assim até chegar ao final da carreira quando o último ponto tem que ser tricotado. O que está fazendo? Jogando os pontos que no início do trabalho,na carreira 01, correspondem às laçadas. Por isso ele se estica sem desmanchar.

Depois faça a última carreira arrematando. Corte o fio e de um nó. Então comece a se divertir: vá puxando o  trabalho até que todos os pontos que foram derrubados cheguem ao início do trabalho.

Coloque franjas e está pronto!

Essa receita é tradicional, parte do domínio público. Aprendi, ensinei e está por aí pra todo mundo fazer e se divertir.

Bom tricô!!!

Anúncios

5 opiniões sobre “[Receitas Tradicionais] Cachecol Rápido, tricô sem segredos!

  1. Olá. Estou com uma dúvida. Quando se fala em seguir os pontos na terceira carreira é para seguir do jeito que está na receita ou o ponto que está lá? É que nas outras receitas que vi é pra trabalhar só com tricô de um lado e do outro…

    • OLa.
      quanto a outras receitas não posso dizer nada.
      Nesta receita do blog trabalha-se as carreiras três e quatro acompanhando o desenho do ponto, de cada lado:
      Carreira 03: acompanhe o ponto. Logo: 2 meias, 2 tricôs… e no final 1 meia.

      Carreira 04: 1 tricô, *2 meias, 2 tricôs*, repita * * até o final
      Em resumo: é uma barra 2/2 (dois meias, dois tricôs) com atenção ao ponto do final/inicio que é apenas 1,
      Att.