É verdade que a cultura de separar uma porcentagem da renda mensal para investir não é a dos brasileiros. A culpa disso geralmente é depositada ao fato de que não sobra dinheiro no fim do mês. Todavia, é possível sim fazer o dinheiro render mesmo investindo pouco.
Isso porque, existem carteiras de investimento que são feitas para investidores iniciantes. Para entender mais sobre elas, confira as dicas abaixo:
Guardar uma parte da renda mensal para alocar em alguma carteira de investimentos é uma ótima forma de proteger o seu futuro. Mesmo investindo pouco, o seu dinheiro rende e traz lucros. Afinal, dinheiro parado apenas perde o seu valor e fica mais vulnerável a gastos supérfluos.
Independente da quantia, investir o seu dinheiro pode te ajudar no futuro em alguma situação de emergência ou em algum grande projeto. Por isso, sim, é possível fazer o dinheiro render investindo pouco. Nem sempre temos um grande montante para sair depositando por aí.
Entretanto, para não correr riscos de perder o seu dinheiro, é essencial conhecer o seu perfil de investidor. Desse modo, você saberá a melhor forma de alocar o seu capital.
Ao conhecer o seu perfil de investidor, você consegue agir com estratégia e inteligência para fazer o seu dinheiro render mais. Para poder defini-lo, você deve realizar um teste conhecido como suitability.
Nesse teste, ficará evidente a sua personalidade de investidor. Se deve arriscar mais, investir em ativos de retorno curto, médio ou longo prazo e outras características essenciais para você ter sucesso nos seus investimentos.
Existem diversas formas de aplicações no mercado de investimentos. De acordo com cada tipo de perfil, algumas são mais ou menos indicadas. Mas, para você que deseja fazer o seu dinheiro render investindo pouco, separamos algumas das principais aplicações. Confira.
As Letras de Crédito Imobiliário são uma ótima forma de aplicar o seu dinheiro investindo pouco. Isso porque, é como se você emprestasse o seu dinheiro à instituição e recebesse uma remuneração específica. Esse valor pode ser alinhado de acordo com algumas taxas, como o CDI, por exemplo. Essa aplicação, além de tudo, é vantajosa também porque é isenta do Imposto de Renda.
A partir de R$ 30,00 já é possível comprar uma parte de uma documentação pelos Títulos de Tesouro Nacional. Por isso, é possível começar investindo pouco, pouco mesmo. Para investir nessa aplicação, é preciso estar cadastrado em uma instituição credenciada no Tesouro Nacional. Para entender mais sobre a remuneração do Tesouro Direto, clique aqui
Para quem procura segurança, os Fundos de Investimentos podem ser uma ótima opção. Aqui, os investidores, também chamados de cotistas, investem de forma conjunta no fundo. Assim, cada um adquire uma porcentagem do ativo. Quem administra o fundo é um gestor e, portanto, aloca os montantes em diferentes ativos.