A cólica é um dos problemas mais comuns em bebês durante os primeiros meses.
A cólica é um dos problemas mais comuns em bebês durante os primeiros meses. O problema é tão comum que os pais já sabem como lidar com ele antes mesmo de ocorrer. Maneiras de lidar com cólicas foram transmitidas por gerações através da boca ou através de livros e resumos para bebês.
A cólica é um problema que todos parecem conhecer, mas poucos conseguem entender. Na verdade, até agora, cientistas e especialistas médicos ainda não sabem o que causa a cólica. Tudo o que parecem saber é que se caracteriza por uma dor no estômago e na região abdominal; mas de onde vem esse problema... bem, isso é algo que eles ainda estão tentando determinar.
Muitos acreditam que a cólica é genética. Isso significa que os pais que sofreram de cólica quando eram bebês também produzirão bebês que também terão cólicas. Alguns colocam a culpa nos alérgenos que os bebês obtêm de seus alimentos ou do leite materno que suas mães lhes dão. Outros pensam que a cólica é apenas um gás que fica preso dentro dos sistemas ainda em desenvolvimento do bebê.
A cólica começa a partir das três semanas de idade. Para bebês prematuros, o início será um pouco mais tarde porque seus corpos ainda não se desenvolveram. Os episódios de cólica atingem o pico por volta do segundo mês de idade e começam a diminuir no terceiro mês. Freqüentemente, os episódios cessam durante o quarto mês do bebê.
Os sintomas da cólica são tão óbvios que é impossível para os pais não notá-los. Na verdade, a cólica não é um problema sério em bebês. Ao contrário dos cavalos, quando é considerada uma emergência e questão de vida ou morte, as cólicas em bebês simplesmente cessam por conta própria. Claro, é importante que você também saiba o que diferencia um episódio de cólica de algo realmente grave.
É por isso que também é importante que você consulte o seu pediatra quando a cólica começar, para garantir que é realmente uma cólica que você está enfrentando. Como não há exames que possam identificar a cólica, o máximo que os médicos podem fazer é excluir outras possíveis causas de episódios de choro e gritos. Entre os problemas que podem causar as mesmas reações estão bloqueio intestinal, infecção no abdômen, infecção no ouvido e às vezes até um arranhão no olho do bebê. Outras razões são obstrução no trato digestivo, hérnia e problemas no intestino.
Como não há realmente nenhuma causa específica para a cólica, tratá-la ou curá-la é impossível. A única coisa que os pais podem fazer é garantir que seus bebês fiquem o mais confortável possível quando sofrem de um episódio de cólica.
Uma das coisas que você pode fazer é passear com o bebê e envolvê-lo em um pano. Você também pode fazer com que ele ouça uma música suave que irá acalmá-lo durante um episódio. É importante que você não superalimente seu bebê, algo que a maioria dos pais fará quando seus bebês chorarem. Além disso, verifique com seu pediatra se seu bebê é alérgico a alguns alimentos ou líquidos que está ingerindo. Às vezes, alérgenos que podem causar cólicas podem ser passados da mãe para a criança através do leite materno.