Como cuidar da saúde mental e emocional

Cuidados com a saúde mental estão entre os assuntos mais falados no momento. Saiba mais sobre...

Como cuidar da saúde mental e emocional
Como cuidar da saúde mental e emocional - Foto: Reprodução/Redes Sociais

E não é para menos, a saúde mental afeta o que pensamos, sentimos, agimos, como nos relacionamos e até mesmo como fazemos nossas escolhas. A saúde mental envolve 3 áreas que são bem-estar emocional, psicológico e social. Uma das grandes causas desse empobrecimento da saúde mental é a sobrecarga de informações, hoje temos informações do mundo na palma de nossas mãos, infelizmente não temos um filtro, acabamos absorvendo muitas informações que nos causam mal. 

Não tem outra alternativa para cuidarmos da nossa saúde mental a não ser o autocuidado. O autocuidado nada mais é do que separar um tempo para fazer coisas que o ajudem a viver bem e melhorar a sua qualidade de vida. Mesmo pequenos atos e atitudes de cuidados com você são de grande importância e de impacto possível em sua saúde.

Aqui estão algumas atividades que você pode fazer para ajudar na sua saúde mental:

  • Faça exercícios regulares: Pode parecer criche dizer isso, mas 30 minutos de caminhada diariamente te ajudam a melhorar o seu humor e a sua saúde mental e física. 
  • Faça refeições saudáveis e beba água: Uma dieta com pouca gordura, fritura, equilibrada e beber muita água vai ajudar e melhorar sua energia e vitalidade. Limite também bebidas alcoólicas, cigarros, cafeínas e refrigerantes que você vai começar a ter mais disposição e melhorar sua qualidade de vida.
  • Priorize o sono: De prioridade para dormir pelo menos o suficiente, se não conseguir dormir as 8 horas pelo menos o suficiente para descansar. Já foi comprovado que a luz do celular e de dispositivos podem atrapalhar o sono, tente pelo menos 30 minutos antes desligar os aparelhos para conseguir ter uma noite de sono de qualidade.
  • Aprenda a dizer não: Definir prioridades em sua vida é importante em qualquer área, defina suas prioridades e aprenda a dizer não para tudo aquilo que fuja daquilo que é bom para você. Outra prática positiva é não ficar sobrecarregado de atividades que possam te desgastar demais, priorize sempre o poder do foco. 
  • Seja grato: Gratidão é um posicionamento de vida. Ser grato é muito mais do que agradecer, é valorizar aquilo que já tem e sonhar com aquilo que ainda vai conquistar. O não grato sofre com a falsa impressão que nunca esta nada bom o suficiente para ele.
  • Seja positivo: Pense sempre de forma positiva, embora nesse momento não esteja da forma que gostaria, faz parte do seu processo, mas não é o seu destino, vai melhorar. Foque em plantar positividade todos os dias.

Esses cuidados são essenciais para você cuidar da sua saúde mental, é importante encontrar aquilo que você goste e que te faz bem. Talvez o que te faça bem é dançar, então saia para dançar, se divertir, o importante é procurar sentido nas coisas da vida. 

Caso o seu caso já esteja em outros níveis, já com dificuldade para dormir, estresse constante, é sempre aconselhável procurar a ajuda de um médico para que ele possa entender os seus sintomas e tratar da melhor forma.