Os principais ingredientes encontrados na cerveja são água, malte de cevada, lúpulo e fermento.
Os principais ingredientes encontrados na cerveja são água, malte de cevada, lúpulo e fermento. Existem outros ingredientes, como aromatizantes, açúcar e outros ingredientes que são comumente usados. Os amidos também são usados, pois se convertem no processo de maceração em açúcares facilmente fermentáveis que ajudarão a aumentar o teor alcoólico da cerveja enquanto adicionam corpo e sabor.
Visto que a cerveja é composta principalmente de água, a origem da água e suas características têm um efeito muito importante no caráter da cerveja. Muitos estilos de cerveja foram influenciados pelas características das águas da região. Embora o efeito dos minerais na água de infusão seja complexo, a água dura é mais adequada para estilos escuros, enquanto o material macio é mais adequado para estilos claros.
Entre os maltes, a cevada é o mais utilizado devido ao seu alto teor de amilase, uma enzima digestiva que facilita a quebra do amido em açúcares. Dependendo do que pode ser cultivado localmente, outros maltes e grãos não maltados podem ser usados, como trigo, arroz, aveia e centeio.
O malte é obtido embebendo o grão em água, deixando-o germinar e, em seguida, secando o grão germinado em um forno. Ao maltar o grão, as enzimas acabarão por converter os amidos do grão em açúcares fermentáveis.
Desde o século XVII, o lúpulo tem sido comumente usado como agente de amargor na cerveja. O lúpulo ajuda a contribuir com um amargor que vai equilibrar a doçura dos maltes. Eles também contribuem com aromas que variam de cítricos a ervas.
O lúpulo também fornece um efeito antibiótico que favorece a atividade da levedura de cerveja sobre os microorganismos menos desejáveis. O amargor da cerveja é normalmente medido na escala International Bitterness Units.
A levedura é um microrganismo responsável pela fermentação. Cepas específicas de levedura são escolhidas dependendo do tipo de cerveja produzida, já que as duas cepas principais são levedura ale e levedura lager, com outras variações disponíveis também.
A levedura ajuda a metabolizar os açúcares extraídos dos grãos e, como resultado, produz álcool e dióxido de carbono. Antes que as funções da levedura fossem compreendidas, todas as fermentações eram feitas usando leveduras selvagens ou aerotransportadas.
Muitos cervejeiros preferem adicionar um ou mais agentes clarificantes à cerveja que não precisam ser publicados como ingredientes. Exemplos incluem os finos Isinglas, que são obtidos de bexigas natatórias de peixes e musgo irlandês, que é um tipo de alga vermelha.
Como esses ingredientes podem ser obtidos de animais, aqueles que se preocupam com o uso ou consumo de produtos de origem animal devem obter informações detalhadas do cervejeiro.