Vamos dar uma olhada no que torna o chá preto tão especial.
Nos últimos anos, uma nova ênfase foi colocada nos benefícios terapêuticos de beber chá. Claro, existem muitas variedades diferentes de chá que o consumidor pode escolher. Como resultado, a menos que você tenha realmente estudado o assunto, você pode não saber diferenciar um tipo de chá do outro.
Se você está no escuro sobre o chá preto, certamente não está sozinho. Muitas pessoas não estão familiarizadas com esta bebida única e calmante. No entanto, depois de aprender sobre o chá preto, você pode ficar tentado a trocar sua xícara diária de café por uma caneca de chá. Vamos dar uma olhada no que torna o chá preto tão especial.
Para entender verdadeiramente o fenômeno do chá preto, você deve primeiro conhecer um pouco de geografia. O chá preto floresce em grandes altitudes, como as encontradas nas Montanhas Azuis do Himalaia. Assam, que possui mais de 800 propriedades especificamente voltadas para o cultivo de chá, constitui um dos maiores produtores de chá do mundo.
Este chá preto pode ser misturado com chás africanos ou chás do Ceilão para produzir chá inglês ou irlandês. Essa mistura geralmente ocorre em cidades europeias como Hamburgo ou Amsterdã. No entanto, os chás não misturados também são bastante populares - esses chás são conhecidos pelo termo "chás de propriedade única".
As folhas de chá são selecionadas e passam por fermentação natural. Por meio desse processo de oxidação, as folhas do chá mudam de verde para preto. A próxima etapa do processo envolve a embalagem do chá, que recebe uma marca. Nos últimos anos, o chá preto tornou-se a bebida mais popular do mundo, seja servido quente ou frio.
Uma das principais razões para a popularidade fenomenal do chá preto é sua natureza calmante. Curiosamente, os bebedores de chá dizem há anos que o chá preto pode ajudar a acalmar os nervos instáveis - mas agora há pesquisas científicas para provar isso.
Cientistas da University College London, em um estudo publicado na revista Psychopharmacology, descobriram que o chá preto pode reduzir os níveis de cortisol, um hormônio do estresse, na corrente sanguínea. O estudo mostrou que os bebedores de chá preto foram capazes de reduzir seus níveis de estresse mais rapidamente do que os indivíduos que consumiram um substituto do chá.
O estudo examinou 75 homens jovens, divididos em dois grupos e monitorados por um período de seis semanas. Um grupo bebeu uma mistura de chá com cafeína com sabor de frutas e composta pelos componentes encontrados no chá preto. O segundo grupo recebeu um placebo que continha cafeína e tinha gosto de chá, mas na verdade não continha chá.
Além disso, os dois grupos foram submetidos a situações estressantes – a possibilidade de ficar sem emprego, uma acusação de furto em uma loja ou um incidente em uma casa de repouso. Os membros do grupo então tiveram que preparar uma resposta oral e expor seu caso diante de uma câmera. Como eles foram submetidos ao incidente estressante, os pesquisadores mediram seus níveis de cortisol, pressão arterial e plaquetas sanguíneas.
Os cientistas descobriram que essas situações resultaram em aumentos significativos da pressão arterial e dos batimentos cardíacos em ambos os grupos. No entanto, quase uma hora depois que a situação se acalmou, os bebedores de chá experimentaram uma queda de quase 50% em seus níveis de cortisol. O grupo que tomou placebo viu apenas uma redução de 27% na contagem de cortisol. Os bebedores de chá também relataram estar mais relaxados do que os que não bebiam chá.
Como o pesquisador Andrew Steptoe disse à mídia, Beber chá tem sido tradicionalmente associado ao alívio do estresse, e muitas pessoas acreditam que beber chá as ajuda a relaxar depois de enfrentar o estresse da vida cotidiana… Embora não pareça reduzir os níveis reais de estresse experimentamos, o chá parece ter um efeito maior em trazer os níveis de hormônio do estresse de volta ao normal.
Steptoe acrescentou: Isso tem implicações importantes para a saúde, porque a recuperação lenta após o estresse agudo foi associada a um maior risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas coronárias.
Enquanto isso, de acordo com um estudo do USDA, o consumo de chá preto pode reduzir os níveis de colesterol ruim e reduzir a incidência de doenças cardíacas em indivíduos em risco. Além disso, vários estudos indicaram que o consumo consistente de chá preto pode proteger o corpo contra vários tipos de câncer humano.
Seria errado chamar o chá preto de cura milagrosa. Beber a bebida não garante que um indivíduo esteja protegido por toda a vida contra doenças graves. No entanto, há uma grande quantidade de pesquisas que sugerem que o chá preto tem inúmeros benefícios terapêuticos para quem o consome regularmente. Tornar o chá preto um hábito pode fornecer um efeito protetor contra doenças cardíacas, câncer e doenças relacionadas ao estresse.
Como resultado, você pode considerar experimentar o chá preto. Parece não haver efeitos colaterais negativos significativos associados ao consumo, e há muitas evidências que sugerem que pode ser uma alternativa saudável a outras bebidas.