O termo Doomscrolling pode soar novo para você, mas é uma das palavras mais buscadas.
Caso você tenha dúvidas do que é Doomscrolling, é um termo usado para consultar as redes sociais à espera de más notícias. Embora o termo seja recente, a prática não é tão recente assim, mais conhecida em meados de 1970 como síndrome do mundo mau.
A crença acredita que o mundo é mais perigoso do que realmente é, e com a exposição na internet e televisão de conteúdos de violência e crimes, levam pessoas a buscarem sem parar por notícias desse tipo, mesmo que possam ser notícias de tragédias, crimes e violência.
Alguns especialistas definem a palavra Doomscrolling como a compulsão de se envolver com notícias negativas, e fazem com que pessoas se interessem de forma pessoal com elas.
Profissionais da saúde alertam sobre o uso excessivo do consumo de informações negativas, que podem afetar negativamente o estado mental dos indivíduos, geralmente acentuando problemas já existentes. Estudos apontas que ao absorver informações negativas em excesso pode desencadear uma série de sintomas como dor de cabeça, estresse, tristeza, ansiedade e em alguns casos até síndrome do panico. Alguns outros sintomas também podem ser em decorrência do Doomscrolling como dificuldade para conseguir dormir e diminuição da atenção.