O que você precisa saber sobre ataques de pânico

Cerca de 10% dos adultos experimentam ataques de pânico a cada ano. Se você já teve um, provavelmente reconhecerá os sintomas.

O que você precisa saber sobre ataques de pânico
O que você precisa saber sobre ataques de pânico - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em um ataque de pânico, você sente ansiedade e medo repentinos e intensos que não estão conectados a nenhuma ameaça atual. Você sua e treme. Seu coração dispara e sua respiração acelera. Você também pode ter dor no peito e náuseas.

Embora os efeitos sejam dramáticos, os ataques de pânico geralmente são breves e causam pouco ou nenhum dano físico. No entanto, eles ainda podem atrapalhar sua vida.

Qualquer um pode ser afetado, então não há motivo para se sentir envergonhado. Ataques de pânico também são altamente tratáveis. Saiba mais sobre o que você pode fazer para superá-los e evitá-los.

Tratamento de ataques de pânico

Cerca de 3% dos adultos que têm ataques de pânico desenvolvem transtornos de ansiedade, enquanto outros têm apenas um ou dois episódios. Saiba como e quando procurar atendimento médico.

Use estas técnicas para tratar ataques de pânico:

  • Seja diagnosticado. Seu médico fará testes para detectar problemas físicos, como doenças cardíacas e problemas respiratórios. Eles também podem perguntar sobre seu histórico familiar, bem como com que frequência você tem ataques de pânico e como eles estão afetando sua vida.
  • Trate as causas físicas. Em alguns casos, pode haver condições médicas subjacentes. Isso pode incluir hipertireoidismo, baixo nível de açúcar no sangue e retirada de certos medicamentos.
  • Descarte ataques cardíacos. É fácil confundir um ataque de pânico com um ataque cardíaco. É mais provável que um ataque de pânico envolva uma dor aguda no meio do peito, enquanto um ataque cardíaco geralmente vem com pressão no centro ou no lado esquerdo do peito. Mais importante ainda, um ataque de pânico não bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração.
  • Tome remédios. Alguns tipos de antidepressivos são eficazes em tornar os ataques de pânico menos frequentes e graves. Seu médico também pode prescrever medicamentos anti-ansiedade. Siga as instruções do seu médico para evitar efeitos colaterais.
  • Considere o aconselhamento. Você pode começar a temer futuros ataques de pânico e limitar suas atividades para evitá-los. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a lidar com suas emoções e desenvolver estratégias de enfrentamento.

Prevenção de Ataques de Pânico

As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a terem ataques de pânico. Alguns fatores de risco estão fora do seu controle, mas existem medidas que você pode seguir para ajudar a se proteger.

Estas estratégias podem ajudá-lo a evitar um ataque de pânico:

  • Eduque-se. Apenas saber mais sobre sua condição provavelmente fornecerá algum alívio. Você terá uma compreensão mais realista de seus sintomas e estará ciente de suas opções de tratamento.
  • Evite a cafeína. Qualquer tipo de ansiedade pode ser exacerbada pela cafeína. Mude para descafeinado e observe o consumo de outros produtos com cafeína. Isso inclui chocolate, coca cola e alguns suplementos.
  • Beba com responsabilidade. Álcool e outras drogas podem aumentar o risco de ataques de pânico. Se você está tendo problemas para parar por conta própria, procure atendimento profissional.
  • Parar de fumar. Você pode pensar que fumar o relaxa, mas a nicotina na verdade aumenta a ansiedade. Use dispositivos de reposição de nicotina se precisar de ajuda com os sintomas de abstinência e concentre-se em quanto mais confortável você se sentirá quando estiver livre do tabaco.
  • Gerencie o estresse. Você se sente pressionado e sobrecarregado a maior parte do tempo? Mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir o estresse. Como bônus, você também pode dormir com mais tranquilidade, o que também diminuirá seus níveis de ansiedade. Faça uma dieta saudável, exercite-se regularmente e encontre práticas de relaxamento que funcionem para você.
  • Construir suporte. Deixe sua família e amigos saberem como eles podem ajudá-lo. Ficar conectado fará você se sentir mais seguro.

Os ataques de pânico podem deixá-lo desconfortável e impedi-lo de fazer as coisas de que gosta. Mas você pode retomar o controle de sua vida. Informe o seu médico sobre os seus sintomas, para que possa receber os cuidados de que necessita.