Quais são os melhores bifes para grelhar?

Mas você sabe quais são os melhores bifes para grelhar?

Quais são os melhores bifes para grelhar?
Quais são os melhores bifes para grelhar? - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Você acabou de comprar uma churrasqueira e carvão e agora está pronto para assar uma carne. Sua boca está com água na boca para um bife suculento e você está ansioso para impressionar seus convidados com suas novas habilidades.
Mas você sabe quais são os melhores bifes para grelhar? Você pode ter em mente a marinada perfeita, bem como sua própria mistura especial de temperos. Escolher o tipo certo de carne é tão importante quanto o tipo de tempero que você usa.

Há uma série de fatores a ter em mente ao escolher cortes de carne. Por exemplo, embora muitas pessoas insistam em evitar a gordura, na verdade é essa gordura que contribui significativamente para o sabor da carne durante o cozimento. Algumas pessoas escolhem instintivamente o lombo superior, porque é mais magro e tende a ser mais barato. No entanto, devido ao seu baixo teor de gordura, os bifes do lombo também tendem a secar mais rapidamente e ser menos suculentos, além de um pouco mais duros. Por outro lado, alcatra, contrafilé, filé mignon, bisteca e filé de costela terão uma quantidade saudável de gordura, o que tornará o bife apetitoso quando grelhado.

Em geral, os bifes mais macios disponíveis são os bifes de lombo. Mas os bifes de alcatra, contrafilé, filé mignon e filé de costela também podem ser bastante macios e saborosos, o que significa que você pode ter bifes grelhados saborosos para seus convidados sem gastar muito. Lembre-se de que os bifes de alcatra, contrafilé, filé mignon são muito saborosos, não apenas pelo teor de gordura, mas também porque possuem um pedaço de lombo de um lado do osso e um pedaço de bife de tira do outro lado.

A espessura do bife que você escolher também determinará o tipo de resultado que você obterá ao usar o bife na grelha. Um bife relativamente grosso ajudará a evitar que a carne seque muito rapidamente ou cozinhe demais. Como orientação, você deve sempre escolher bifes com pelo menos 2 centrimetros de espessura.