I-cord e I-cord Aplicado

O I-cord, ou corda idiota, usado por Elizabeth Zimmermann no acabamento de seus projetos como o Tomten Jacket, Baby Surprise Jacket, na manta em cordões de tricô é uma técnica muito versátil.
Zimmerman chamou-o assim porque achava que era tão simples que qualquer um poderia fazê-lo, até um idiota. Katheleen Cubley, de Knitting Daily, sugere Ingênuo para o I.
Trata-se de um tubo tricotado com três ou quatro pontos que pode ser feito em agulhas retas ou agulhas de pontas duplas. Pode ser usado como um cordão (para amarrar gorro infantil, alça de bolsa etc) ou no acabamento de trabalhos, nesse caso chama-se Applied ou Attached I-cord.
Apesar da popularidade que essa técnica ganhou com EZ, trata-se uma técnica encontrada em antigos manuais ingleses de tricô, chamado Stay Lace ou Knitted Cord.
Na página 330-331 do livro A Complete Course of Needlework – Knitting and Cutting Out de T. M. James publicado pela primeira vez em 1901, há uma receita do Knitted Cord (cordão tricotado) ou Lace, feito com agulhas retas.
Como fazer o I-cord nas agulhas retas? Coloque três ou quatro pontos na agulha, passe para outra agulha de modo que o fio fique no último ponto da agulha da esquerda. Aí estendemos o fio e tricotamos os pontos. Devolvemos o pontos na agulha e assim sucessivamente; o fio esticado da esquerda para a direta vai transformar o tricô num tubo. O efeito é o mesmo do tricô de dedo (finger knitting) mas pode ser feito com fios mais finos e apresenta trama mais fechada.
Na agulha de ponta dupla, simplesmente colocamos os pontos e empurramos a agulha para inverter o lado do fio.
Na verdade, o interessante é descobrir usos para o I-cord que pode dar um efeito de cor e textura nas barras, golas e acabamentos do nosso tricô de cada dia.

Como fazer o I-cord

I-cord applied.
No vídeo todos os pontos são levantado na área em que se fará o acabamento.

Anúncios

4 opiniões sobre “I-cord e I-cord Aplicado

    • Oi, tudo bem?
      Isso mesmo, mas esse é feito com agulhas de tricô..pode ser aplicado a peças como um viés. Pode ser feito com agulha 1.5 até as enorme, tipo 15 ou 20 resultando em cordões mutli uso. O tricô de dedo fica igual mas em outra proporção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s