Receita do Top down 1

Estão são as instruções para um modelo igual ao meu. Claro que o ideal é que façamos os cálculos, mas para começar acho que seguir uma receita que deu certo ajuda a ganhar segurança. Assim, aqui estão as medidas do sweater pronto, lembre-se que a medida de uma peça pronta já inclui a folga. Ficou bem confortável para mim, que tenho circunferência de busto 93cm, manequim 38. Não se esqueçam de que a medida é da volta toda, não frente e costas como no tricô plano. Na verdade, as medidas da manga e comprimento da blusa são decididas conforme o gosto de cada um, porque basta continuar tricotando.

Usei 8 novelos de 40 gramas e agulhas circular 5mm com 60 cm de comprimento, e um jogo de agulhas de pontas duplas 5mm.
Busto: 96cm
Abertura da gola: 20 cm
Altura da cava: 21 cm
Comprimento total: 55 cm
Comprimento da manga: da cava até o punho 42 cm

Amostra: 4 pontos= 2,5 cm ou 10 cm= 15 pontos

Coloque 81 pontos numa agulha circular 5mm com fio de 60 cm.
Atenção para não torcer, todos os pontos devem estar na mesma direção. Passe o último ponto para o outro lado da agulha e tricote dois pontos juntos em meia (para arrematar o início do trabalho. Coloque um fio de cor contrastante para marcar o início da carreira. Toda a peça é tricotada em ponto meia.

Primeira carreira: 8 meias, 1 marcador, 1 meia, 1 marcador, 30 meias, 1 marcador, 1 meia, 1 marcador, 8 meias, 1 marcador, 1 meia, 1 marcador, 30 meias, 1 marcador, 1 meia, 1 marcador. (não esqueça e colocar
Os marcadores destacam o ponto meia que indicará o eixo do raglan. Teremos que aumentar um ponto antes e um ponto depois do marcador a cada duas carreiras para formar o desenho do raglan. (Atenção: numa carreira fazemos os aumento (vídeo M1R, K, M1L), na próxima tricotamos as pontos aumentados, depois aumentamos novamente; assim não há como errar). Fazemos isso até o trabalho atingir a altura desejada da cava, 21 cm medidos na linha do raglan ( são 17 aumentos). Uma opção é colocar todos os pontos num fio de lã e experimentar. Se não atingir a cava com conforto, continue até a medida ideal para você conseguir juntar os pontos do eixo do raglan debaixo do braço.
Na nossa medida haverá 44 pontos para cada manga e 68 pontos para cada lado, total de 224 pontos.

A partir divida os pontos de cada parte. Coloque os pontos de cada manga num fio de lã, incluindo o meia destacado no eixo do raglan. Deixe o fio do novelo a esperar no ponto de inicio da carreira, retire os pontos de uma manga, continue passando os pontos para a agulha circular (sem tricotar), retire os pontos da manga e continue deslizando os pontos até atingir o marcador do início da carreira.
Aumente dois pontos e então tricote até o alcançar a outra manga, aumente mais dois pontos e tricote-os nessa mesma carreira. Caso sua medida de busto seja maior do que a indicada aumente mais pontos ao invés de apenas dois para atingir sua medida de busto. siga em meia até atingir a altura desejada (52 cm ou no comprimento desejado). Mais três centímetro de barra que fiz em ponto arroz, para dar mais leveza.

Mangas
Coloque os pontos da manga em três agulhas de pontas duplas. Aumente dois pontos, coloque um marcados para indicar o início da carreira entre esse dois pontos levantados (um será o primeiro ponto da carr e o outro o último. O ideal é que o marcador do início fique localizado no meio de uma das agulhas, assim fica mais fácil visualizar o progresso das diminuições da manga. Tricote em ponto meia por 20 carreiras. Na 21ª carr, comece com 2 juntos em meia e termine com um ssk (veja o vídeo para diminuição) e após mais cinco carreiras, repeita a diminuição (quatro vezes). Depois continue sem diminuir por mais 15 carreiras; nesse ponto faça uma diminuição; continue por mais 15 carr, e nova diminuição; trabalhe mais 8 carreiras e na carr. seguinte nova dimuição. Faça mais dez carreiras e arremate: tricote dois pontos em meia, passe o primeiro ponto tricotado sobre o segundo, depois tricote um da agulha esquerda, passe o primeiro ponto sobre o segundo da agulha da direita. Assim a manga enrola um pouquinho mas fica mais leve. Para os que gostam, pode ser feita uma barra em ponto arroz. Na verdade, quando fiz a manga fui experimentando para colocar as diminuições.
Repita o mesmo para a outra manga.

6 opiniões sobre “Receita do Top down 1

  1. Oi,
    Estou encantada em ter achado você e seu blog. Também sou movida a desafios! Fiz alguns cardigans com o top-down. Em todos eles tive a mesma dificuldade, e não consegui resolvê-la ainda. Você deve ter reparado que o trabalho, seja blusa ou cardigan, fica com o desenho da letra “T”, ou seja, mangas em ângulo reto, ideal para espantalhos, rsrs. Isso significa que, quando a circunferência está adequada, as “cavas” ou mangas ainda não estão. Se as mangas ficam confortáveis, a circunferência (na altura do busto) ultrapassa o tamanho desejado. Suponho que a angulação do raglan deva ser mais fechada para que a manga alcance a circunferência adequada simultaneamente com a medida adequada de busto. Mas não sei fazer isso, nem calcular a proporção aumentos/carreiras. Pode me ajudar? Obrigada, abs, Andrea

    • OLá,
      até agora já fiz três, mas não senti essa desproporção, ficaram muito confortáveis. Mas acho que tem razão, o ajuste vai depender do busto e da circunferência do braço de cada pessoa. Imagino que esse ajuste possa ser feito na distribuição dos pontos para a manga e corpo, por exemplo aumentar os pontos para a manga e aumentar ou diminuir quando se divide os pontos para iniciar o corpo. Por exemplo, poderia fazer a distribuição adequada pra a manga e no corpo aumentar até o tamanho do busto na parte inferior da cava. Ou usar short rows para ampliar a parte do busto. O ideal para definirmos um procedimento para nosso manequim é experimentar e seguir ajustando conforme o andamento do trabalho. Cada técnica tem seus desafios,
      Abraços

  2. estou querendo saber se vcs editam vídeos passo-a-passo. pois estou tentando sozinha. na minha cidade não tem quem dê curso de tricô

  3. Eu estou tentando fazer uma blusa top down para mim, baseada em uma receita que peguei na internet mas devido às minhas medidas, que são tamanho GG, estou tendo dificuldades, porque tricotei a pala ate o busto ficou bom mas as mangas ficaram apertadas, como se faz o calculo dessas medidas?

    • OLá,
      Não fiz esse com as laçadas, fim com o aumento que não cria buraquinho, o Make1.
      Ha duas possibilidades:
      levantar o fio entre dois pontos e tricotar por trás (como um meia torcido) ou fazer um L e colocar na agulha.
      Abraços
      Edna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s